Rally da Pecuária volta a campo em cenário de queda acumulada de 7,2% na produção

Publicado em 20/10/2021 16:10
Resultado dos últimos três anos, redução na produção é tema de discussões na nova versão da expedição, com eventos e visitas on-line e vistoria em pastagens a campo, sem interação presencial com produtores

Diante do cenário que acumula queda de 7,2% na produção brasileira de carne bovina, entre 2018 e 2021, comprometendo oportunidades para que o país acelere a consolidação em um mercado que demanda proteína, o Rally da Pecuária 2021 inicia suas atividades.

O momento soma ainda um desgaste pontual com a China que, até setembro, respondeu por 52% do faturamento com as exportações brasileiras de carne bovina. Esse desgaste é apontado como a principal causa da queda de quase 15% nas cotações médias atuais do boi gordo, quando comparado ao pico registrado nos últimos três meses.

O Rally da Pecuária vai a campo com objetivo de analisar as respostas do setor diante desse cenário. “O desafio de cumprir os objetivos do Rally da Pecuária é grande, visto que nas nove edições anteriores, a troca de informações com o campo foi presencial. Não podíamos adiar mais um ano. Acreditamos que o Rally da Pecuária possa contribuir com informações importantes sobre a produção no Brasil, a demanda total de carne e as questões ambientais”, diz Maurício Palma Nogueira, CEO da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.

Informações equivocadas tem sido divulgadas com o objetivo de pressionar a produção no campo, provocando o aumento dos custos de produção ao longo da cadeia produtiva e dificultando a competitividade da produção formal.

 “Muitos ainda não compreenderam a realidade entre sustentabilidade e consumo de carne. A humanidade está de joelhos depois de entrar em contato com um vírus exótico justamente pela incapacidade de atender a demanda por proteínas”, reforça Nogueira.  

Segundo estimativas divulgadas por especialistas, mais de 10% da população mundial vai buscar na fauna a sua fonte de proteínas. “O problema do mundo não é a produção de carne; mas sim a dificuldade em produzir tudo que precisa”.

Em edições anteriores, o Rally da Pecuária identificou e divulgou o potencial técnico de garantir que toda a população do mundo tenha condições de consumir carne bovina na proporção do que se consome em países como Brasil, Argentina e Uruguai. Isso tudo é possível sem aumentar as áreas de produção.

Para essa edição, a intenção é ousar ainda mais. Pela primeira vez em 10 anos de realização, o Rally da Pecuária irá propor uma metodologia para diagnosticar as remoções de carbono pela pecuária. O objetivo é comparar as informações coletadas a campo, usando conhecimento acadêmico para qualificar o desempenho de cada nível tecnológico com a remoção de carbono. A iniciativa é inovadora e poderá ser implementada em escala, com possibilidade de auditoria e ajustes na metodologia.

“Temos uma série histórica da qualidade das pastagens amostradas a campo. Temos uma série histórica do manejo e da qualidade dos pastos nas fazendas visitas e/ou entrevistadas. Por que não comparar as situações e calcular o potencial de remoção de carbono das propriedades por nível de tecnologia?”, complementa André Debastiani, sócio da Agroconsult, que é correalizadora do Rally da Pecuária.

Os coordenadores reconhecem a dificuldade e as limitações do que estão propondo, mas sabem que algo precisa ser iniciado. Para André Pessôa, CEO da Agroconsult, “não se trata de chegar a conclusões heroicas, mas sim de estabelecer uma sugestão inicial de metodologias que poderão ser adotadas no futuro próximo.”

Maurício Nogueira lembra que os critérios de avaliação de pastagens e a comparação entre vistoria a campo e imagens de satélite foram muito criticadas no início da metodologia, dez anos atrás. Hoje é referência e muitas organizações e instituições apresentam metodologias mais complexas que foram inspiradas pela expedição. “Essa é uma das grandes contribuições do Rally da Pecuária”, comemora.

Embora mereça o destaque pelo momento atual, o conteúdo não está focado apenas na questão do carbono. Outra novidade proposta para esta edição é a continuidade dos assuntos que será discutido nos eventos. Ainda que cada um dos cinco eventos reserve o detalhamento para a respectiva região, o conteúdo completo será discorrido ao longo de todos os eventos, aumentando a atratividade para que o público assista todas as reuniões.

Os temas em destaques são “O sucesso da pecuária brasileira”, “Dificuldades e conquistas na trajetória da pecuária brasileira”, “Por que apostar na carne bovina brasileira?”, “Pecuária brasileira, vilã ou aliada da proteção ambiental? e, finalmente, “Futuro e conquistas que serão somadas pela pecuária brasileira”.

Eventos para produtores

A 10ª edição do Rally da Pecuária teve seu formato renovado para colaborar com as medidas de distanciamento social diante da Covid-19 e será digital neste ano. As pastagens serão analisadas com base em imagens de satélite, informações de centros de pesquisa e institutos de estatísticas, vistorias e dados históricos do Rally. A organização da expedição manterá as visitas aos pecuaristas, desta vez por meio de plataformas de videoconferência, e fará eventos pela internet.

Serão cinco eventos regionais on-line ao longo da expedição, entre 27 de outubro e 01 de dezembro. O primeiro evento acontecerá no próximo dia 27 com produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Como tema central do evento, o coordenador da expedição, Maurício Palma Nogueira, apresentará o posicionamento da pecuária brasileira no mercado internacional e os riscos de curto, médio e longo prazo. Nogueira também apresentará dados sobre a evolução da produção, rebanho e exportações nos estados do Sul, os resultados por nível de tecnologia e preços de mercado.      

Os próximos eventos serão voltados aos pecuaristas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, no dia 10 de novembro; Goiás e Tocantins, em 17 de novembro; Mato Grosso e Pará, no dia 24 de novembro; e produtores de Roraima e Acre em 01 de dezembro.

O evento final para apresentação de dados, com base nas análises de campo, será em 15 de dezembro, quando o Rally irá propor uma metodologia para análise da pegada de carbono na pecuária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Rally da Pecuária

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário