Empaer orienta silagem ensacada como opção para garantir alimento do gado no período de estiagem

Publicado em 19/11/2021 14:41
Método tem durabilidade de 18 a 24 meses e fornece um volume maior ao rebanho durante todo o período seco do ano com certa tranquilidade

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), aproveita o inicio do período das chuvas para orientar pequenos produtores sobre a silagem ensacada. O método garante alimento de qualidade para o gado independentemente do período ser de estiagem ou não. Tem ainda a vantagem de ser uma opção de baixo custo e pode ser transportado para diferentes locais, além de permitir ser uma fonte de renda para pecuaristas que queiram vender o excedente da produção.

Outra característica é a durabilidade de 18 a 24 meses, considerado um período longo e que permite fornecer um volume maior ao rebanho durante todo o período seco do ano com certa tranquilidade.

Com essa preocupação que o produtor, Sebastião da Costa da Danassão, 57 anos, está ensacando a produção de um hectare de capiaçu, na sua propriedade em Guarantã do Norte (a 715 km de Cuiabá). Com a orientação técnica está fazendo o corte na hora certa e a sua meta são 500 sacos pesando entre 23 e 25 quilos. “É um trabalho pesado que divido com minha esposa e ensacamos a mão. Temos uma criação de gado leiteiro e vendemos na região. Com a assistência técnica da Empaer será a primeira vez que vamos utilizar essa técnica com o capiaçu. A última estiagem foi muito difícil e caro garantir o alimento da criação”.

Sebastião lembrou que o principal problema foi encontrar os sacos na região. Comprou pela internet, mas está tendo problema na entrega. “É mais um aprendizado e, por ser a primeira experiência e dando certo, na segunda vez vou garantir a embalagem antes de iniciar o processo”, destaca ele.

O técnico da Empaer, Antonio Paulo Gedoz Barros que vem acompanhando o produtor Sebastião, explica que na produção pecuária há dois períodos: das águas, onde a oferta de forragem é abundante e os animais são alimentados quase que exclusivamente a pasto; e o período da seca, onde a disponibilidade de forragem através das pastagens é bastante reduzida.

Desta forma, de acordo com Antônio, alternativas para tratar dos animais na época seca precisam ser colocadas em prática para garantir o ganho de peso dos animais ou pelo menos sua manutenção. “A silagem é o processo de fermentação controlada de uma forrageira que foi previamente triturada, passou por compactação e armazenada na ausência de oxigênio em estruturas chamadas de silos. Sua produção é relativamente fácil e pode ser feita pelo próprio produtor, o que reduz os custos de produção”.

O técnico destaca que o processo de silagem do capiaçu tem uma particularidade positiva se comparado com o do milho. “Possui uma janela de corte maior dos 90 aos 120 dias. Já o milho teria que ser feito de uma vez, caso contrário, passa do ponto”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Empaer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário