Secretaria da Agricultura do Tocantins leva ações do Mais Genética para melhorar qualidade do rebanho nas propriedades rurais do Estado

Publicado em 23/02/2022 14:14
Programa que já conta com 13% das ações realizadas no Estado, atende principalmente os pequenos e médios produtores rurais.

Uma equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) esteve neste último domingo, 20, na fazenda Rancho Grande II, município de Ponte Alta do Tocantins para acompanhar as ações do programa Mais Genética, no sistema Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), visando melhorar a qualidade do rebanho nas propriedades rurais. O programa que já conta com 13% das ações realizadas no Estado, num total de 100 mil kit`s, atende principalmente os pequenos e médios produtores rurais.

De acordo com o proprietário da fazenda, Izidório Pimenta, o programa possui as vantagens para melhorar a qualidade do rebanho. “Eu me interessei por entender que é um programa que vem acelerar a produção a genética do rebanho. Aqui já fizemos os primeiros procedimentos, a parte do protocolo, o implante e aplicamos os medicamentos e hoje estamos aqui para inseminar 159 vacas”, destacou o produtor. 

O médico veterinário, Adilson Barbosa fala da parceria com a Secretaria da Agricultura nessa ação do programa. “Estamos trabalhando nessa parceria com a Secretaria da Agricultura, no Mais Genética, incluindo também o Banco Mundial, no intuito de levar tecnologia ao pequeno e médio produtor. É uma tecnologia que chegou no momento certo,  no sentido de estar melhorando a genética desses animais do pequeno produtor, uma seleção maior, um resultado para que o produtor tenha umas matrizes de qualidade para o futuro”, explicou.

De acordo com o zootecnista da Seagro, Kilmess Rodrigues, a visita na fazenda é para acompanhar a inseminação de aproximadamente 160 fêmeas, no sistema Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF).  Esse trabalho é muito importante no ponto de vista de melhoramento genético do rebanho nas propriedades tocantinenses.  Algumas fazendas já foram contempladas e já vêm sendo realizado esse serviço, estamos atualmente com aproximadamente 13% das ações do projeto Mais Genética, em andamento”, frisou.

 O zootecnista acrescentou ainda que “o principal objetivo do programa é melhorar a genética do rebanho tocantinense, por meio de um processo que acelera e padroniza a produção, através da IATF. Assim, como também possibilitar aos pequenos e médios pecuaristas acesso á referida tecnologia”.  

Parceiros

São parceiros no programa: a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Mundial e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. de Agricultura - TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário