15ª ExpoFrísia acontece em maio

Publicado em 12/05/2022 14:38
Uma das principais feiras de pecuária leiteira do Brasil apresenta o melhor em genética, manejo, serviços e tecnologia para aumentar a produtividade com sustentabilidade

A mais expressiva região produtora de leite do Brasil é a dos Campos Gerais do Paraná. Os municípios de Castro e Carambeí estão em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na produção leiteira nacional, com 363,9 milhões e 224, 7 milhões de litros, conforme último levantamento Produção Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E é nesse cenário que acontecerá a 15ª edição da ExpoFrísia, uma das principais feiras da pecuária leiteira do Brasil, que reúne o melhor em genética, manejo e produtividade. A ExpoFrísia tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia, e acontece entre os dias 12 e 14 de maio, no Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).

Após duas edições adiadas, devido à pandemia de covid-19, a tradicional ExpoFrísia chega à 15ª edição com as novidades na pecuária leiteira, que está em constante evolução. Organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a feira conta com a exposição do gado Holandês Vermelho e Branco e Preto e Branco.  Na ocasião, será apresentado o Catálogo de Touros da Intercooperação, em que serão expostas as melhores genéticas de animais para auxiliar os criadores.

Programação

No dia 12 (quinta-feira), das 17h às 18h, será realizada uma palestra técnica ministrada por um especialista da Fundação ABC e a etapa do Concurso de Silagem. Haverá ainda uma palestra sobre o mercado do agronegócio.

No dia seguinte, a partir das 9h, inicia o julgamento dos animais. O primeiro será a gado Jovem Holandês Vermelho e Branco e, a partir das 13h, o de Jovem Holandês Preto e Branco. 

O Clube de Bezerras e o Fraldinha serão a partir das 17h30, sob a coordenação do setor de Pecuária Leiteira da Frísia. Essas exposições reforçam a conexão entre a criação e as novas gerações, promovendo o despertar para os cuidados e a responsabilidade sobre a produção leiteira futura. O Clube reúne filhos de cooperados e de colaboradores que se empenham durante o ano para apresentar os melhores animais. 

Já no sábado, dia 14, a partir das 9h, começa a Copa dos Apresentadores, em que participantes das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, divididos em três categorias, têm o desempenho avaliado.

Também no dia 14, a partir das 10h30, começa o julgamento dos animais Adulto Holandês Vermelho e Branco. No período da tarde, às 15h, terá o julgamento do Adulto Holandês Preto e Branco. O julgamento final acontece às 18h.

Além da exposição dos animais, a ExpoFrísia apresenta aos visitantes tecnologias e produtos selecionados pelos expositores para gerar eficiência, redução de custos e aumento da rentabilidade ao produtor rural com sustentabilidade.

 

Confira

Quinta feira, 12/05

17h às 20h: Palestras técnicas

19h às 20h30: Palestras mercado do agronegócio 

Sexta feira, 13/05

9h: Julgamento Jovem HVB

13h: Julgamento Jovem HPB

17h30 às 19h: Clube de Bezerras 

Sábado, 14/05

9h: Copa dos Apresentadores

10h30: Julgamento Adulto HVB

15h: Julgamento Adulto HPB

18h: Julgamento final

 

Serviço
15ª ExpoFrísia
Data:
 12 a 14 de maio (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 17h às 20h30
Sexta: 9h às 19h
Sábado: 9h às 18h
Local: Parque de Exposições Frísia
Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
Avenida dos Pioneiros, 4.050
Carambeí (PR)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Frísia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário