Austrália aumenta a guarda contra febre aftosa após casos na Indonésia

Publicado em 20/07/2022 14:18

Logotipo Reuters

A Austrália disse nesta quarta-feira que aumentou a proteção contra a febre aftosa em seus aeroportos internacionais após um surto da doença na Indonésia.

Os viajantes que chegam à Austrália vindos da Indonésia agora serão solicitados a caminhar sobre esteiras sanitárias nos aeroportos, a mais recente medida para aumentar as medidas de biossegurança da Austrália, disse o governo.

Os tapetes conterão uma solução de ácido cítrico projetada para desalojar qualquer sujeira da sola do sapato e cobri-la com o ácido.

A medida ocorre depois que fragmentos virais de febre aftosa foram detectados em produtos de carne que chegaram recentemente à Austrália da Indonésia e da China, disse o ministro da Agricultura, Murray Watt, em entrevista coletiva.

“Detectamos a febre aftosa e fragmentos virais da peste suína africana em um pequeno número de produtos suínos à venda no CBD de Melbourne que foram importados da China”, disse Watt, acrescentando que estes foram detectados durante verificações de rotina.

“Além disso, um passageiro vindo da Indonésia foi interceptado nos últimos dias com um produto de carne bovina que eles não declararam que testou positivo para fragmentos virais da febre aftosa”, acrescentou.

Esses fragmentos virais não são vivos e não podem ser transmitidos, disse ele.

Watt também disse que, apesar dessas descobertas, a Austrália permanece livre da febre aftosa.

A febre aftosa é uma doença animal altamente contagiosa que afeta bovinos, ovinos, caprinos e suínos, mas não representa uma ameaça para os seres humanos. A modelagem do governo projeta que um surto generalizado de febre aftosa na Austrália teria um impacto econômico direto estimado de cerca de 80 bilhões de dólares australianos (55,3 bilhões de dólares).

Mais de 317.000 animais foram infectados em 21 províncias da Indonésia, principalmente nas ilhas mais populosas de Java e Sumatra, com mais de 3.400 animais abatidos, segundo dados do governo.

(US$ 1 = 1,4465 dólares australianos)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário