Importância de Norte e Nordeste cresce na pecuária e Assocon se destaca na luta pelos interesses do setor

Publicado em 10/07/2023 14:49

O rebanho bovino cresceu 40% nos últimos 30 anos no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, no mesmo período, as regiões Norte e Nordeste somadas tiveram aumento de 104% no número de cabeças. A evolução da pecuária caminha lado a lado com a luta dos produtores por representação efetiva perante os órgãos públicos em busca de melhores condições para criar gado. A Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon) tem se dedicado a essa empreitada.

"Não é mais possível falar em pecuária moderna sem olhar para os 16 estados do Norte e do Nordeste, regiões que concentram 87 milhões de bovinos (39%) do rebanho nacional estimado em 225 milhões de cabeças. Há 30 anos, eram 11%. Defender os interesses dos pecuaristas é, portanto, essencial para o futuro e o sucesso da cadeia regional da carne bovina. Temos orgulho de desempenhar esse papel", diz Juliane Gomes, gerente executiva da Assocon.

Para cumprir bem o seu papel para fomento, defesa e valorização da pecuária, inclusive no Norte e Nordeste, a Assocon participa dos mais importantes fóruns, reuniões e encontros sobre a atividade. Em todos esses eventos, a equipe da entidade defende a inclusão de pautas que representem os pecuaristas. "Sabemos da importância do Norte e do Nordeste para o país como um todo. Por isso, levamos as reivindicações dos pecuaristas dessas regiões, buscando solução para problemas específicos como os períodos de estiagem e de eventual falta de insumos, por exemplo", comenta Juliane.

A gerente executiva reforça o compromisso da Assocon com os interesses de pecuaristas de corte. "Trabalhamos para ter um setor produtivo forte. Estamos em comissões estaduais e federais, nas quais debatemos e entregamos propostas que visam obter melhores condições para a cadeia produtiva como um todo. Nossa associação conhece os desafios enfrentados pelos pecuaristas de todo o país e trabalha para o encaminhamento de todas as demandas."

Exemplo concreto: a Assocon participou recentemente da 65ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Carne Bovina, que aprovou proposta de sistema voluntário de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos e representou os pecuaristas no workshop "Setor Agropecuário na Gestão da Água", promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A produção sustentável também é preocupação da entidade. Esse tema foi apresentado pelo presidente da Assocon, Mauricio Velloso, em recente reunião da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assocon

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário