Governo de Goiás leva delegação chinesa para conhecer planta industrial de produção de carne em Inhumas

Publicado em 18/08/2023 08:26
Durante a visita, autoridades goianas e chinesas enaltecem segurança sanitária e qualidade da produção agropecuária estadual

Em seu terceiro dia de visita a Goiás, o embaixador Zhu Qingqiao e a delegação chinesa conheceram a planta industrial da Beauvallet Brasil em Inhumas, município a 40 quilômetros de Goiânia. O estabelecimento fornece carne para grandes redes supermercadistas e de fast food e tem habilitação para exportar para 18 países (saiba mais abaixo). O vice-governador Daniel Vilela participou da visita, acompanhado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, e pelo presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos. Eles foram recebidos pelo presidente do Grupo Beauvallet, Charles Léguille.

“Foi um prazer muito grande conhecer as instalações [do frigorífico Beauvallet Brasil] com o embaixador Zhu Qingqiao, que disse uma frase que resume a cultura do povo chinês: ‘Primeiro nos tornamos amigos, depois fazemos negócios’. O embaixador fez muitos amigos aqui. Tenho certeza de que teremos um futuro muito promissor de amizade e de negócios”, declarou o vice-governador Daniel Vilela. O vice-governador apontou que a delegação chinesa tem uma postura prestativa e proativa, que somada a trabalho do governo de Goiás, será possível potencializar e ampliar as relações comerciais. “O governador Ronaldo Caiado tem feito um trabalho de facilitar a vida do empreendedor para que ele possa gerar renda e emprego. Isso vai ao encontro da disposição dos chineses”, lembrou.

O secretário Pedro Leonardo Rezende falou do trabalho do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, agência jurisdicionada à Seapa, para elevar o status sanitário do rebanho goiano, saindo de “zona de livre de aftosa com vacinação” para “zona livre de aftosa sem vacinação”. “Isso nos dá uma responsabilidade ainda maior e por isso temos intensificado as ações nas propriedades rurais, evitando a incidência de qualquer foco da doença”, explicou. “Este trabalho tem se mostrado efetivo graças à eficiência dos controles sanitários realizados pela Agrodefesa. Este é o momento de testemunhar in loco o resultado destas ações”, completou.

Presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos reforçou que o trabalho da agência “garante que os animais cheguem ao frigorífico de forma adequada, garantindo segurança alimentar”. “Nossos técnicos chegam aos quatro cantos de Goiás, e um dos pilares que trabalhamos é a educação sanitária. A segurança sanitária só se torna efetiva se os produtores se engajarem. E os produtores goianos, se chamados, sempre se engajam”, explicou. Ramos também lembrou que o rebanho goiano é 100% monitorado, assim como a produção de grãos.

Entusiasmo

O embaixador Zhu Qingqiao avaliou a agenda da delegação chinesa em Goiás como “muito proveitosa”. “Tivemos uma série de conversas com o Governo Estadual e setores industriais e cooperativistas. Temos grande entusiasmo pela parceria com a sociedade goiana. Goiás sempre deu passos adiantados para a cooperação com a China”, afirmou. Qingqiao disse ainda que o gigante asiático “tem demanda crescente por produtos de melhor qualidade e diversificados” e que, neste sentido, o Brasil tem “grande vantagem”. “Isso pode justificar o aumento contínuo da exportação de produtos brasileiros para a China, e eu vejo com muito bons olhos a parceria na área agropecuária”, acrescentou.

A unidade do Beauvallet Brasil em Inhumas (GO) tem 108,6 mil metros quadrados de área total. O abatedouro/frigorífico iniciou suas atividades em janeiro de 2020. Atualmente, abriga 524 colaboradores e tem capacidade aprovada de abate de 90 animais por hora e 650 animais por dia. O presidente do Grupo Beauvallet, Charles Léguille, se disse honrado pela visita da delegação chinesa e elogiou a iniciativa do Governo de Goiás de “promover o que o Brasil e Goiás têm de melhor”. Léguille fez um agradecimento especial à Seapa pela oportunidade de receber a delegação chinesa. “Fazer conhecer os produtos goianos é essencial, mostrar para o mundo que sabemos fazer e vender”, ressaltou.

De Inhumas, já na parte da tarde, a comitiva retornou para Goiânia, onde a delegação chinesa se reuniu com empresários goianos na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. de Agricultura - GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário