Estado de São Paulo realiza última campanha de vacinação contra febre aftosa

Publicado em 16/11/2023 14:04
Campanha de imunização é obrigatória em 15 Estados

O segundo ciclo da vacinação contra febre aftosa está em curso e se encerra no fim de novembro. Ao todo serão imunizados 161 milhões de bovinos e bubalinos, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O calendário contempla 15 estados da federação. 

Em 13 estados (AL, AM, BA, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, SP e SE), a vacinação ocorrerá em animais de até 24 meses. Nos estados ao Amapá e Roraima, a vacinação será para bovinos e bubalinos de todas as idades. 

Fim da obrigatoriedade da vacinação em SP 

A partir de janeiro de 2024 a vacina contra febre aftosa deixará de ser obrigatória no Estado de São Paulo. Atualmente somente os estados de AC, ES, DF, GO, MG, MS, MT, PR, RO, RS, SC, e partes do Amazonas são locais considerados zona livre de febre aftosa sem vacinação. 

Este é um passo importante para a pecuária nacional, pois dá ao país destaque e reconhecimento internacional ao país junto à Organização Mundial da Saúde Animal, possibilitando negociações com novos parceiros comerciais. 

Mas para que o pecuarista consiga aproveitar esta oportunidade, é necessário manter o calendário vacinal do rebanho em dia. “É essencial que o pecuarista tenha um controle rígido de vacinação na fazenda. Controlar doenças, parasitas e infecções no rebanho são formas de aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio”, disse o Gerente Técnico da Zoetis da Zoetis, Juliano Melo. 

Vacinas contra brucelose, raiva, clostridiose, diarreia neonatal, são algumas das vacinas essenciais e que ajudam a manter a sanidade do rebanho. “Estruturar o calendário e mapear os manejos da fazenda são fundamentais para garantir o sucesso desse processo”, disse o especialista. 

O controle de parasitos como verminoses, carrapatos, mosca-do-chifre, é outro fator fundamental para a produtividade do rebanho e rentabilidade do pecuarista. Esses agentes são perigosos e chegam a causar prejuízos na casa de US$ 14 bilhões na pecuária. 

Veja algumas dicas para manter a sanidade do rebanho: 

- Identificar os manejos que ocorrem dentro da fazendo (estação de monta, estação de nascimento, confinamento, campanhas oficiais na região da fazenda, etc.) 

 - Quais os programas de controle estratégicos são adequados/necessários para a propriedade (controle de carrapatos, controle de verminoses, controle de mosca do chifre, etc) 

- Estruturar o calendário com todas as vacinas, vermífugos de forma a ter um cronograma anual de atividades 

“Essa ação permite ao pecuarista estar preparado para os principais desafios de sua propriedade, alinhado com as exigências do Mapa e ainda com um plano de atividades, compras que irão auxiliar na execução das atividades rotineiras da fazenda”, finaliza Juliano. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Zoetis

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário