Embrapa e Fetag/RS promovem seminário sobre pecuária familiar

Publicado em 24/11/2023 16:24

Seminário realizado no dia 22 na sede da Embrapa Pecuária Sul reuniu dirigentes e técnicos da Federação da Agricultura dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (SC), com representantes de diferentes instituições públicas estaduais e federais. O seminário integra o programa de capacitação de profissionais que estão atuando na formação da Rede de Pecuária Familiar Agroecológica do Rio Grande do Sul. Entre os objetivos do evento estava a apresentação de políticas públicas e programas que podem ser acessados por pecuaristas familiares.

Na abertura do seminário, o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, ressaltou a importância da pecuária para a geração de renda e estabilidade de propriedades familiares do estado. Já o dirigente da Fetag/RS, Agnaldo Barcelos destacou que a união de esforços de diferentes instituições tem o objetivo de beneficiar quem está na ponta do processo, ou seja, o pecuarista familiar. “Essa parceria já estabelecida com a Embrapa para a formação da rede com certeza vai trazer resultados para a pecuária familiar, contribuindo para a manutenção desse importante setor”, ressaltou.

Um dos palestrantes convidados para o seminário foi o professor da Universidade de Pelotas (UFPel), Marcelo Dias que falou sobre Redes, Inovação e Sustentabilidade. Segundo o professor, o conceito de inovação atualmente tem que considerar não apenas a questão tecnológica, mas também abranger o desenvolvimento social e a área ambiental. Já o Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Sul, José Cleber de Souza, também destacou a importância da pecuária familiar para o estado, salientando que o MAPA está de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento da atividade. O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Décio Monteiro, lembrou que a pecuária familiar pode ser beneficiada por políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

No seminário, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR), Jonas Wesz apresentou o Projeto de Apoio à Pecuária Familiar. O objetivo é viabilizar financiamento subsidiado para a estruturação e multiplicação das estratégias e práticas de manejo do sistema produtivo construídas nas Unidades de Aprendizagem Coletiva (UACs) na região da Campanha/Alto Camaquã e que serão operacionalizadas pela Rede de Pecuária Familiar. Com o repasse inicial de R$ 300 mil serão implantadas seis UACs ainda neste ano. A Rede de Pecuária Familiar Agroecológica também está recebendo aporte financeiro por meio de uma emenda parlamentar, proposta pelo deputado federal Bohn Gass.

Também participaram do seminário representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, da Emater/RS e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Para o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba, o seminário foi uma ótima oportunidade para estreitar relações com diferentes instituições visando o desenvolvimento de ações para a pecuária familiar. “É sempre importante ressaltar que a pecuária familiar tem um modelo de produção que está baseado no uso e conservação dos recursos naturais. No bioma Pampa, por exemplo, onde a pecuária familiar está é onde estão os campos naturais mais preservados”.  

Além das palestras e discussões, no dia 23, na parte da tarde, os participantes fizeram uma visita em laboratórios de pesquisas e em áreas de manejo de cultivares desenvolvidas pela Embrapa. Também houve apresentação sobre a raça Brangus com abordagem nas pesquisas de genética, além de estudos para selecionar animais resistentes ao carrapato e temperamento mais dócil. Também relacionado ao melhoramento animal, foram apresentadas as provas de avaliação de desempenho que são realizadas anualmente com animais de diferentes raças.

Curso – O seminário foi uma das atividades do Curso de Agentes em Desenvolvimento Territorial da Pecuária Familiar e Agroecologia que aconteceu em Hulha Negra e Bagé, entre os dias 21 e 23. As atividades do primeiro dia aconteceram em Hulha Negra, na localidade da Trigolândia, com participação do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, José Pedro Trindade que falou sobre Evolução do uso da terra: um olhar sob o campo nativo. E o encerramento no dia 23 também foi realizado em Hulha Negra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Pecuária Sul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário