Faepi participa do lançamento da campanha de vacinação contra a aftosa

Publicado em 01/04/2024 17:36
Nesta última etapa de vacinação, que assegura o status de livre de aftosa, o Piauí busca o selo que permitirá a exportação da proteína animal do Piauí

Nesta segunda-feira (1º), o presidente do Sistema Faepi/Senar Piauí, deputado Júlio César, marcou presença no lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizado na Fazenda JM, no Povoado Coroatá, zona rural de Teresina.

Esta campanha, em andamento até 30 de abril, tem como objetivo vacinar 2 milhões de bovinos e bubalinos. Nesta última etapa de vacinação, que assegura o status de livre de aftosa, o Piauí busca o selo que permitirá a exportação da proteína animal do Piauí.

Durante o evento, o presidente da FAEPI ressaltou o avanço genético do nosso rebanho. "O nosso gado vale cinco vezes mais devido aos investimentos em tecnologia. O agronegócio exporta 40% do total e é o principal saldo da balança comercial. Com o estado livre de aftosa, poderemos crescer ainda mais e ter novas oportunidades de mercado", destacou.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a portaria de número 665 em 21 de março de 2024, reconhecendo nacionalmente o Piauí como livre da doença sem vacinação, um feito histórico para nossa pecuária. Agora, o próximo passo é buscar o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em maio de 2025, garantindo um processo de exportação mais seguro.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI), o Governo Estadual, a Adapi e a SADA estão unidos em esforços para alcançar resultados que elevarão as condições de exportação do nosso rebanho e ampliarão o mercado. Participaram do evento o vice-presidente da FAEPI, Júlio César Filho e o superintendente do SENAR/PI, Diego da Paz.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário