Preço do boi gordo recua em Mato Grosso

Publicado em 03/04/2024 11:34
Os dados estão disponíveis no Radar Agro Mensal, relatório divulgado pela consultoria Agro do Itaú BBA

O mercado do boi gordo em Mato Grosso continuou a enfrentar pressão em março, impulsionada pela oferta abundante de gado. O indicador Cepea registrou um declínio de 2,2% até o dia 22 (R$ 233,15/@), em comparação com fevereiro de 2024.

Os preços da carcaça casada no atacado também diminuíram, embora em menor proporção que os do animal vivo, resultando em um spread mais favorável para os frigoríficos, atingindo 6,9%, o maior já registrado para o mês de março.

Os dados de abates fornecidos pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) revelam um volume expressivo de gado. Em fevereiro de 2024, foram abatidas 615 mil cabeças, um aumento de 37% em relação a fevereiro de 2023, considerando o número de dias úteis. As projeções para março indicam um crescimento ainda mais acentuado, com um volume significativo de fêmeas. Embora isso represente uma pressão na oferta no curto prazo, também contribuirá para uma redução na produção de crias no próximo ano, o que potencializará a recuperação dos preços do bezerro.

No segmento de exportações, o spread também está se recuperando, não devido a uma melhoria nos preços da carne exportada, que apenas estagnaram nos últimos meses, mas sim devido à queda no custo do boi. Em fevereiro, o volume embarcado de carne bovina in natura alcançou 179 mil toneladas, registrando o melhor desempenho para o mês na história, o que resultou em um crescimento de 25,9% nas exportações do primeiro bimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo análise do Itaú BBA, os próximos meses devem manter uma boa disponibilidade de gado devido ao período de safra, com oferta geralmente favorável até junho. Por outro lado, as exportações têm potencial para continuar contribuindo para o enxugamento da oferta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Itau BBA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário