ILPF: Secretaria de Agricultura quer estimular produção integrada no Estado de São Paulo

Publicado em 05/04/2024 11:03
SAA e Rede ILPF estudam maneiras de expandir a integração-lavoura-pecuária-floresta no Estado de SP em parceria com a iniciativa privada

A Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção com tecnologias sustentáveis capaz de gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos, tanto para a propriedade que a utiliza, quanto para a região em que está inserida.

Visando a expansão desse sistema produtivo no Estado de São Paulo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP se reuniu, na quinta-feira (04/04), com representantes da associação Rede ILPF e da empresa de tecnologia agrícola Syngenta. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) também participou fazendo pontuações técnicas.

Para Francisco Matturro, diretor da Rede ILPF, é necessário estabelecer uma unidade de referência tecnológica. O objetivo é que, em conjunto com a SAA, as parcerias formadas para realizar a ILPF adotem unidades pequenas, médias e grandes de referência em hectares.

“Precisamos disseminar as práticas da ILPF por toda a região da unidade escolhida, levando uma transformação agrícola e econômica para o Estado. Para isso, podemos escolher uma propriedade em cada região administrativa, criando um programa de Estado”, destacou o secretário executivo de Agricultura, Edson Fernandes.

Segundo o coordenador da CATI, Ricardo Pereira, o conceito está sendo difundido, a tecnologia estabelecida e já existe capacitação técnica para aplicação do modelo. “Vamos definir quantas propriedades no Estado adotarão a ILPF, cada uma com custos, rentabilidades e velocidades diferentes. É possível integrar, também, diversos programas da Secretaria, como a recuperação de pastagem degradada e o Solo + Fértil”, pontuou.

A Rede ILPF defende que o Estado de SP deve aproveitar sua extensão territorial, suas linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), a capacitação técnica dos extensionistas e a estrutura agropecuária para se tornar pioneiro nacionalmente, consolidando a ILPF em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante a reunião, foi apresentada a Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO), como exemplo de resultados expressivos utilizando o sistema. Entre 2006 e 2023, a lotação animal cresceu 800%, com 4,5 cabeças/ha e a produção de carne mais de 1156%, chegando a 942kg/ha. A produtora transformou-se em referência nacional, a propriedade tecnológica e as pastagens produtivas e diversificadas, com soja, milho e girassol. Além disso, sua rentabilidade se tornou altamente lucrativa.

Ainda, a reunião pôde discutir as dificuldades envolvendo a ampliação do sistema, que passam por dificuldade de implementação por falta de maquinário, por priorização das culturas de grãos e da velocidade envolvida no processo, que não é rápida. A ILPF não começa em grande escala, é um processo gradativo nos hectares da propriedade. Também foi discutida a ausência do sistema em grades curriculares de cursos agrícolas de universidades, o que atrasa seu desenvolvimento estadual e nacionalmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretária de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário