Amostras de vaca dos EUA enviada para abate detectaram gripe aviária, diz USDA
![]()
(Reuters) - O vírus da gripe aviária foi detectado em amostras do tecido de uma vaca leiteira enviada para o abate em um frigorífico norte-americano, mas não houve detecções em outros 95 animais, afirmou nesta sexta-feira o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O órgão informou que a carne do animal foi impedida de ingressar no estoque nacional de alimentos.
Autoridades da agricultura e da saúde dos EUA intensificaram os testes com carne e produtos leiteiros depois que uma epidemia de gripe aviária se espalhou pelo rebanho.
Dois trabalhadores norte-americanos também testaram positivo para a gripe aviária desde que o vírus foi detectado pela primeira vez no rebanho, no fim de março.
Até agora, a testagem de tecido muscular foi finalizada em 96 das 109 amostras coletadas por meio de um estudo de segurança da carne, informou a USDA nesta sexta-feira. O órgão planeja atualizar os resultados quando o estudo for concluído.
Os funcionários da agência identificaram sinais de adoecimento no animal que testou positivo durante a inspeção pós-morte, e impediram que a carne entrasse no estoque de alimentos, informou a USDA.
“Essas ações nos dão mais confiança de que o sistema de segurança dos alimentos que temos está funcionando”, afirmou a agência em comunicado.
O departamento também confirmou infecções de gripe aviária em 58 rebanhos leiteiros em nove Estados.
(Reportagem de Manas Mishra, em Bangalore, e Tom Polansek, em Chicago)
0 comentário
Japão marca auditoria sanitária sobre carne bovina do Brasil para março de 2026, diz ministério
PECUÁRIA E MERCADO - RETROSPECTIVA 2025 - DIA 26
Pecuária & Mercado - Retrospectiva 2025
Scot Consultoria: Cadê o negociante?
Sebo bovino vive fase histórica com produção recorde e biodiesel absorvendo mais da metade da oferta
O criador vai mandar: previsão aponta boi a R$ 375 em 2026 e oferta cada vez mais curta