Lançado na Expointer fundo para desenvolvimento da cadeia da carne gaúcha
O Instituto Desenvolve Pecuária, em parceria com o Universo Pecuária, lançou nesta quarta-feira (28), na Expointer, o Fundo para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Carne Gaúcha. O evento ocorreu no auditório Getúlio Marcantonio, da Federacite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O frigorífico parceiro se compromete em contribuir com R$ 1,00 por animal abatido, em contrapartida ao mesmo valor recolhido de forma consensual pelo produtor, a ser destinado ao Fundo da Carne Gaúcha. A participação é espontânea. Essa contribuição, no entanto, não será necessariamente oriunda apenas de abates de frigoríficos ou de produtores parceiros.
A presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Antonia Scalzilli, ressaltou a necessidade de o setor como um todo evoluir e sair da chamada zona de conforto, assistindo outros estados passarem à frente. “Então, nós constituímos um grupo de trabalho que começou a pensar formas de sair do mundo das ideias para ações efetivas”, ressaltou.
Nesse contexto, surgiu a concepção de um fundo voluntário. “E aí nós, produtores rurais, fomos falar com parceiros, porque nos dois primeiros anos de Fórum da Cadeia Produtiva da Carne, pensamos em colocar todo mundo para conversar, porque havia um estigma de que os segmentos da cadeia da carne não dialogavam”, constatou. Antonia concluiu que a ideia é focar no que o rebanho gaúcho tem de diferente, a qualidade superior, investir nisso, e comunicar melhor, sobretudo.
Em outro momento do encontro, o sócio fundador do Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA), Davi Teixeira, lançou em parceria com a Associação dos Núcleos de Produtores de Terneiros de Corte ( ANPTC Sul) o projeto Terneiro Gaúcho. A iniciativa visa desenvolver e valorizar a produção de terneiros e a cadeia da carne no Rio Grande do Sul. Um documento de adesão ao projeto foi assinado por várias entidades do setor. A proposta segue aberta à participação de todas as áreas envolvidas na cadeia.
Também participou do evento como palestrante, a pecuarista e médica veterinária, com pós-graduação em Agronomia e Mestrado em Zootecnia pela Ufrgs, Yara Suñe. A produtora rural falou sobre os processos internos na sua propriedade em Lavras do Sul, na Campanha gaúcha, ressaltando a importância da comunicação “da porteira para dentro”, no estabelecimento de critérios claros que propiciem comprometimento de todos com o negócio.
0 comentário
Scot Consultoria: Último dia da semana com preços estáveis em São Paulo
EUA e Chile elevam preços pagos pela carne brasileira e Rússia avança nas importações em Novembro/25
Mercado físico não reage, futuro anda de lado e expectativa de alta se concentra na semana pré-Natal
Mato Grosso registra maior exportação de carne bovina de sua história
Scot Consultoria: A cotação em São Paulo desacelerou
Embrapa Pecuária Sul orienta produtores sobre manejo do campo nativo após o retorno das chuvas