Alemanha busca ajuda para agricultores após caso de febre aftosa
![]()
HAMBURGO, 28 de janeiro (Reuters) - O ministro da Agricultura da Alemanha buscará ajuda financeira para agricultores afetados pelo impacto de um caso de febre aftosa em uma fazenda no leste da Alemanha, informou o ministério.
O país anunciou seu primeiro surto de febre aftosa em quase 40 anos em 10 de janeiro em um rebanho de búfalos aquáticos perto de Berlim, na região de Brandemburgo. Esse continua sendo o único caso relatado até agora.
O ministro, Cem Oezdemir, disse que conter a doença era a principal prioridade, mas desejava que “nenhuma fazenda fechasse por causa da febre aftosa”.
O país estava buscando ajuda para crises para agricultores da UE e também estava em negociações com seu ministério das finanças, disse ele.
Os preços dos suínos no país se estabilizaram à medida que diminuíram os temores de que a febre aftosa se espalharia, enquanto a UE indicou que as vendas de carne e laticínios alemães fora da região que contém o caso podem continuar.
Algumas medidas de emergência para restringir a propagação da doença altamente infecciosa, que não representa perigo para os seres humanos, foram suspensas , mas as zonas de quarentena permanecem em vigor.
Medidas para conter a doença frequentemente envolvem proibições de importações de carne e laticínios de países afetados. O Reino Unido, a Coreia do Sul e o México impuseram proibições de importação à Alemanha, com a decisão britânica causando dor ao setor pecuário da Alemanha.
O instituto alemão de pesquisa de doenças animais Friedrich Loeffler disse que devem passar três meses sem um novo caso antes que a Alemanha possa ser considerada livre de febre aftosa.
Reportagem de Michael Hogan, Edição de Bernadette Baum
0 comentário
Cenário positivo para arroba do boi conta com demanda exportadora forte, mercado interno com carne valorizada e redução gradativa dos abates
Países mais exigentes em qualidade da carne estimulam frigoríficos a usar tecnologia para medir teor de gordura
Dicas práticas para evitar armadilhas na aquisição de bezerros durante esse período de valorização
Movimento de alta da arroba se consolida nesse final de março e abre espaço para novas elevações em abril
Arroba do boi gordo reage nessa reta final de março e cria cenário favorável para os preços em abril.
Boi/Cepea: Preços da carne bovina seguem firmes em março