Argentina autoriza exportações de gado revertendo proibição de 5 décadas
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) - O governo argentino autorizou a exportação de gado, revertendo uma proibição que estava em vigor há mais de cinco décadas no país famoso por seus cortes de carne bovina e pelo tradicional churrasco.
Em uma declaração na quarta-feira, a Secretaria de Agricultura apresentou a reversão da política como um movimento em direção a "uma maior concorrência na cadeia de carne e gado", em linha com a pressão do presidente libertário Javier Milei para desregulamentar a segunda maior economia da América do Sul.
No mês passado, o governo de Milei promulgou um corte de impostos de cinco meses para as exportações de grãos e seus derivados em outra tentativa de promover as vendas no exterior.
As vendas do enorme setor agrícola do país para os mercados estrangeiros constituem a maior fonte de moeda forte para os cofres do banco central, necessária para financiar as importações e pagar as dívidas.
No ano passado, a Argentina exportou cerca de 935.000 toneladas métricas de carne bovina, sendo que quase 70% foram enviadas para compradores chineses, de acordo com dados oficiais.
(Reportagem de Maximilian Heath)
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas