Especialistas trazem diferentes pontos de vista sobre investimento na pecuária
![]()
Dois pontos de vista sobre investimento na operação em fazendas de pecuária de corte foram trazidos durante o Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria, edição 2025. Julio Barcellos, professor titular da UFRGS palestrou sobre diluição dos custos e aumento no desembolso, enquanto o professor titular da ESALQ/USP, Moacyr Corsi, explanou sobre aumentar ganhos sem aumentar o desembolso.
Para Barcellos, a lógica de uma visão sistêmica é enxergar o todo apostando na possibilidade de reduzir custos fixos, aumentando a produtividade.
“Uma visão mais sistêmica enxergando uma linha temporal possibilita definir desde o momento em que a vaca é inseminada com boa qualidade genética, até daqui mil dias, quando terá o abate do animal”, apontou Barcellos.
Ele detalha a recria como uma etapa em que é possível ‘movimentar’ as variáveis que impactam os custos. “O ‘x’ da equação é a diluição do custo fixo para o bezerro nascer. Se não diluir o custo, o ponto de partida da eficiência está comprometido. O resultado econômico de cada tipo de custo variável somado ao custo fixo. Gaste mais no variável, aumente o desembolso e melhore seu resultado econômico”.
Já o professor Corsi trouxe detalhes de como aumentar os ganhos, principalmente se atentando à pastagem, e reduzir os investimentos. “A eficiência de pastejo é o que o animal efetivamente come e que engorda”.
A altura da pastagem é algo importante a se considerar, conforme a cultivar escolhida, além do pecuarista lidar com os resíduos pós-pastagem.
“Adubação de pastagem tem que ser feita logo depois da saída dos animais do pasto. Preciso pensar na eficiência de pastejo que está sendo delegada a uma pessoa que está mudando os animais do agosto, ou mudando eles, sendo um rotacionado. Profundidade de pastejo também é importante para que ele tenha ganhos expressivos na produção”, detalhou Corsi.
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas