Associações de criadores do Brasil e Bolívia firmam acordo de cooperação para a raça Nelore
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu) formalizaram, no dia 25 de junho, a assinatura de um Protocolo de Cooperação voltado à valorização e ao aprimoramento genético da raça Nelore em todas as suas variedades (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) em ambos os países.
Pelo acordo, as duas entidades assumem o compromisso de consideração, em seus respectivos territórios, a participação de criadores, expositores, animais, matrizes e reprodutores nas exposições e nos rankings oficiais organizados pela associação de outro país. Dessa forma, as participações em exposições em um país, podem ser consideradas para o atendimento das exigências de regulamento do outro, viabilizando assim a participação de animais de criadores brasileiros em exposições realizadas na Bolívia, e de animais de criadores bolivianos em exposições promovidas no Brasil.
Além do reconhecimento mútuo, as associações também se comprometem a empenhar esforços para harmonizar as regulamentações e os critérios técnicos exigidos nos eventos, sempre respeitando as especificidades locais.
Para o presidente da ACNB, Victor Paulo Silva Miranda, a assinatura do termo representa "um marco na internacionalização das iniciativas de seleção e promoção da raça Nelore. Ao promover essa integração com a Bolívia, ampliamos horizontes, incentivamos o intercâmbio genético e fortalecemos os vínculos entre criadores dos dois países."
“Essa importante iniciativa reafirma, mais uma vez, os laços de cooperação técnica entre as instituições, com o objetivo de promover uma integração que fortaleça o desenvolvimento da raça Nelore no Brasil e na Bolívia”, destaca Marcelo Muñoz Añez, presidente da Asocebu.
O protocolo passou a vigorar oficialmente no dia 9 de junho e terá validade por tempo indeterminado, enquanto as partes consideram seus termos válidos e benéficos.
0 comentário
Média diária exportada de carne bovina cresce 48,9% até a segunda semana de dezembro/25
Scot Consultoria: A semana começa sem alterações nos preços em São Paulo
Época das águas impulsiona a recria do gado, mas exige atenção redobrada ao manejo
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Demanda externa garantiu sustentação da arroba bovina em 2025
Final de ano mantém mercado do boi gordo travado