Carne bovina se consolida como um pilar da economia brasileira e da experiência gastronômica

Publicado em 23/09/2025 08:53

A economia brasileira é amplamente impulsionada por diversos setores, mas poucos são tão emblemáticos e vitais quanto o da pecuária bovina. Mais do que uma tradição cultural, a produção e o consumo de carne bovina no Brasil representam uma força econômica colossal, gerando empregos, divisas e impulsionando toda uma cadeia produtiva que vai do campo à mesa do consumidor.

 Atualmente, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do mundo. A dimensão continental do país e as condições climáticas favoráveis possibilitam a criação de vastos rebanhos, o que coloca o setor em uma posição de destaque global. A carne bovina brasileira, deste modo, é exportada para dezenas de países, gerando bilhões de dólares anualmente e contribuindo significativamente para a balança comercial.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), em 2024, a produção brasileira de carne bovina alcançou 11,7 milhões de toneladas, com o país sendo o maior exportador global, atingindo 2,89 milhões de toneladas e gerando US$ 12,8 bilhões em receita.

Este ciclo é  complexo e envolve desde a produção de grãos para ração, o transporte, a logística, o processamento em frigoríficos até a distribuição e a venda em supermercados e, claro, em restaurantes. Ainda segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pecuária de corte é um dos principais motores do PIB do agronegócio brasileiro, demonstrando sua relevância inquestionável.

 Do pasto à mesa

A jornada da carne bovina não se completa no frigorífico. Ela encontra seu ápice nos restaurantes, especialmente nas  casas especializadas em carnes, onde o produto se torna a estrela principal. Nesses estabelecimentos, a carne não é apenas alimento; é uma experiência gastronômica, uma celebração da culinária e da tradição. Um exemplo disso é a rede Fogo de Chão, uma marca brasileira que construiu sua reputação em torno da qualidade e da excelência e se internacionalizou levando o típico churrasco brasileiro para diferentes países, hoje são mais de 100 unidades no mundo.

 Para Paulo Antunes, Country Manager do Fogo de Chão, a jornada da carne até a mesa do consumidor é um compromisso com a qualidade em cada etapa. "Cada degustação oferece uma explosão de sabores, refletindo não apenas a excelência do produto final, mas também a dedicação e o cuidado de todos os envolvidos no processo", afirma.

O foco em uma experiência de alto nível é o que diferencia restaurantes como o Fogo de Chão. A marca busca se reinventar constantemente para se manter relevante no mercado, oferecendo novidades como os cortes Dry Aged e Wagyu. “O consumidor de hoje busca mais do que um prato bem servido; ele quer experiências memoráveis. Por isso, precisamos estar sempre um passo à frente, trazendo novidades, diz Antunes.

 Essa dedicação à qualidade é um dos pilares para o sucesso do restaurante. "Não é de hoje que o Fogo de Chão vem buscando trazer inovações e proporcionar lembranças de prazer e conexão com a marca, em um trabalho de muito empenho para conhecer o perfil do cliente e entender seus desejos e necessidades", explica Paulo Antunes.

 O Country Manager destaca que a meta é que o público perceba o Fogo de Chão "como um restaurante que se propõe a entregar experiências únicas e engajadoras para cada uma delas – seja no Brasil ou pelo mundo". A paixão pela culinária tradicional aliada à busca por carnes premium cria um ambiente que valoriza ao máximo o produto e a satisfação do cliente.

 O impacto da carne bovina na economia e na mesa brasileira conecta assim campo e cidade, tradição e modernidade, mostrando que a pecuária, quando feita com responsabilidade, pode ser sinônimo de desenvolvimento econômico, sustentabilidade e prazer à mesa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fogo de Chão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário