Japão marca auditoria sanitária sobre carne bovina do Brasil para março de 2026, diz ministério

Publicado em 26/12/2025 17:23

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO, 26 Dez (Reuters) - O governo do Japão realizará uma auditoria para avaliar o sistema sanitário de carne bovina do Brasil em março de 2026, como parte do processo para abertura do mercado japonês ao produto brasileiro, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira.

O Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo, tenta há décadas entrar no mercado japonês de alto valor agregado.

Mais cedo neste ano, as negociações ganharam algum impulso após a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão.

O jornal Valor Econômico publicou mais cedo nesta sexta-feira a informação, indicando que a avaliação japonesa focará inicialmente nos três Estados do Sul, por uma questão sanitária.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram declarados livres da febre aftosa, uma doença viral contagiosa em bovinos, mais cedo do que outros Estados, embora o Brasil tenha adquirido em maio o status nacional de livre da doença sem vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal.

O último surto da doença no Brasil foi em 2006, de acordo com o governo. A febre aftosa não representa riscos à saúde do ser humano, mas reduz a produtividade dos rebanhos, o que explica a preocupação sanitária.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário