Confina Brasil inicia sexto ano de jornada por dados de confinamentos brasileiros
Entrando em sua sétima edição, a pesquisa expedicionária Confina Brasil, uma realização da Scot Consultoria, volta para a estrada nesta segunda-feira, 29, com um novo objetivo: superar a marca de 2025 e mapear mais do que 2,6 milhões de cabeças de gado em intensivos e semi-intensivos de engorda no Brasil.
Para alcançar os objetivos estabelecidos, a equipe técnica formada por médicos-veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e analistas da Scot, visitarão presencialmente mais de 130 propriedades, e mapearão cerca de 70 propriedades remotamente. A expectativa é de que coletem dados de 200 propriedades pelo país, ao longo de 15 semanas.
A novidade deste ano é de que pela primeira vez, a pesquisa expedicionária passará pelo Acre. O estado é a primeira parada da Rota 3. Contudo, este ano, os estados que ficam mais ao Sul do Brasil não receberão a visita in loco dos expedicionários, mas farão parte do Benchmarking com dados coletados remotamente pela equipe. “Ano passado a gente passou por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e a gente sempre busca ter essa alternância entre as regiões dentro dos estados e entre os estados. Esse ano a gente faz alguns estados mais ao Norte do país”, contou o médico-veterinário e expedicionário da Scot Consultora, Daniel Quintana. No total, 14 estados brasileiros participarão da pesquisa.
Conheça as rotas por onde passará o Confina Brasil em 2026:
Rota 1:
• São Paulo, na região de Avaré, Itapetininga, Lençóis Paulistas e Guarantã
• Minas Gerais, região de Betim, subindo até Montes Claros finalizando em São João da Ponte
• Espírito Santo, região de Nova Venécia e montanha
• Bahia, região Sul (Lajedão e Vitória da Conquista), depois Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães
Rota 2:
• Piauí, na região de Bom Jesus e Uruçuí
• Maranhão (Balsas e Estreito)
• Tocantins
• Pará
• Norte do Mato Grosso, da região de Colíder e Alta Floresta até Juara
Rota 3:
• Acre (Rio Branco)
• Rondônia, de Porto Velho a Vilhena
• Mato Grosso, na região de Tangará da Serra.
Rota 4:
• Goiás (Rio Verde)
• Mato Grosso do Sul, de Chapadão do Sul à Brasilândia
• Noroeste Paranaense
• São Paulo, passando por Presidente Prudente à Lins
O que nos move
Anualmente, a pesquisa mapeia cerca de 1/3 do gado confinado do país. O que nos move por esse caminho é o aprendizado, o conhecimento e a inspiração. Mantemos viva a conexão entre toda a cadeia, promovendo discussões técnicas dentro da porteira e divulgando conteúdo com informações relevantes para guiar a tomada de decisão de produtores, pesquisadores e empresas do setor agropecuário.
Acompanhe o Confina Brasil pelas redes sociais e fique atento às tendências que permeiam os confinamentos em cada região visitada.
0 comentário
Programa da Alta identifica, com precisão, touros que apresentam as melhores taxas de concepção em condições reais de manejo.
Regulação na oferta de animais só deve acontecer a partir de outubro, enquanto isso, arroba do boi vai seguir pressionada pela menor demanda da China
Acrimat manifesta preocupação com os anúncios de férias coletivas de três grandes frigoríficos em MT
Redução na oferta de animais deve ficar para o último trimestre o que pode agravar o cenário de pressão sobre arroba nos próximos 90 dias
Relação de troca boi X bezerro é a pior dos últimos 11 anos com recente queda da arroba
Pressão sobre arroba dá sinais de arrefecimento e mercado deve encontrar um piso em breve, avisa analista