EUA têm menor abate desde 1963 e reforçam espaço para carne importada

Carcaças mais pesadas amenizam a queda na produção, mas essa compensação perde força; cenário favorece exportadores brasileiros
Publicado em 29/10/2026 10:49

O abate de bovinos nos Estados Unidos atingiu o menor volume para o período de janeiro a setembro desde 1963, ampliando a atenção sobre a necessidade americana de importar carne. Para o Brasil, o cenário representa uma oportunidade de abastecimento, mas o resultado dependerá da competitividade dos frigoríficos e dos preços negociados com os compradores.

Segundo levantamento elaborado por Geraldo Isoldi, da Mesa Agro da Terra Investimentos, com dados do USDA, os americanos abateram 20,70 milhões de bovinos nos nove primeiros meses de 2026, queda de 7,2% sobre igual período de 2025.

A produção de carne recuou menos: caiu 4,9%, para 8,35 milhões de toneladas, o menor volume para o intervalo desde 2015. A diferença se explica pelas carcaças mais pesadas, que permitem obter mais carne por animal e compensam parte da redução no número de cabeças abatidas.

Boi mais pesado já não compensa tanto

O peso médio das carcaças no levantamento sob inspeção federal chegou a 406 quilos entre janeiro e setembro, aproximadamente 27 arrobas e 10 quilos acima do registrado um ano antes. Segundo a Terra, trata-se de um recorde da série.

Essa vantagem, porém, está diminuindo. Em março, as carcaças estavam 13,6 quilos mais pesadas do que no mesmo mês de 2025. Em setembro, a diferença caiu para apenas 4,5 quilos, a menor do ano.

Na prática, os frigoríficos americanos continuam obtendo mais carne por cabeça do que no ano passado, mas essa ajuda perdeu intensidade. Se o abate permanecer reduzido e a diferença de peso continuar encolhendo, haverá menos capacidade de compensar a falta de animais.

Menos fêmeas no abate sinalizam retenção

A redução é mais intensa entre as fêmeas. Nas unidades sob inspeção federal, o abate de novilhas caiu 11,4% no acumulado de janeiro a setembro, enquanto o de vacas de corte recuou 14%. Entre os bois, a queda foi de 5,4%.

A participação das novilhas no abate chegou a 33,9% em agosto, a menor desde junho de 2020. Em setembro, ficou em 34,7%.

Para a Terra Investimentos, o movimento sinaliza retenção de fêmeas. Isso é compatível com a preservação de animais para reprodução, embora a queda nos abates, isoladamente, não confirme uma recomposição consolidada do rebanho.

O comportamento também varia entre os segmentos. Enquanto o abate de vacas de corte diminuiu, o de vacas leiteiras aumentou 3,9%, mostrando que as decisões de descarte não seguem a mesma direção em toda a pecuária americana.

Onde está a oportunidade para o Brasil

A combinação de menos animais abatidos com menor compensação pelo peso das carcaças favorece a necessidade de abastecimento externo. Na atualização de outubro, o serviço de pesquisa econômica do USDA indicou que o ritmo lento de abate deve continuar em 2027 e revisou para cima as previsões de importação de carne bovina. 

Para os exportadores brasileiros, isso significa um mercado que tende a continuar buscando fornecedores. A redução do abate de vacas de corte merece atenção especial, por afetar uma fonte de carne magra utilizada pela indústria, inclusive na produção de carne moída e hambúrgueres.

Mas a necessidade americana não se transforma automaticamente em preços maiores. O Brasil disputa os pedidos com outros fornecedores, e o comprador pode ampliar suas importações sem aceitar pagar mais por tonelada.

Por isso, a oportunidade precisa ser avaliada pela combinação de volume embarcado, preço recebido e condições de acesso ao mercado. Vender mais com margens apertadas produz um resultado diferente de ampliar embarques com melhor remuneração.

Reflexos sobre a arroba brasileira

A demanda externa pode contribuir para a procura dos frigoríficos por boiadas no Brasil. A intensidade desse efeito, porém, depende da disponibilidade interna de animais, do câmbio e da rentabilidade das exportações.

O levantamento americano oferece um fundamento favorável às vendas brasileiras: a oferta dos Estados Unidos permanece limitada e sua recuperação leva tempo. Para medir o reflexo na fazenda, será necessário acompanhar quanto dessa necessidade se converte em compras efetivas do Brasil e qual remuneração chega à indústria exportadora.

* Com auxílio de IA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário