Cafeicultores de Itamogi/MG contabilizam perdas após severa chuva de granizo

Publicado em 16/01/2012 14:46
Pequenos produtores da cidade de Itamogi/MG ainda estão contabilizando as perdas em suas lavouras por conta de uma chuva de granizo que durou 20 minutos. O prejuízo já se aproxima das 10 mil sacas e de uma perda financeira de R$ 5 milhões.

A propriedade da família do produtor e agrônomo Carlos Simoni Neto, a Fazanda Catingueiro, foi seriamente prejudicada pelo granizo. Dos 40 hecatres com lavouras de café, cerca de 14 estão comprometidos. A produtividade, antes prevista em 50 sacas por hectare, foi reduzida a uma baixa estimativa de algo entre 10 e 12 sacas.

"Devo perder 200 mil reais por causa da chuva. Fizemos todos os tratos necessários depois que o granizo varreu tudo, mas não vamos conseguir recuperar os prejuízos. Para recuperar essa lavoura, vamos gastar como se tivéssemos plantando uma nova", lamenta Neto.

Depois de visitar algumas áreas atingidas pelo granizo, o presidente da Cooparaíso - Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso - Rogério do Couto Rosa Araújo informou que a entidade já está estudando os casos e providenciando ajuda a esses produtores.

"Aconselhamos que o produtor que é atendido pelo Pronaf, que procure um técnico da Emater para fazer um laudo sobre os estragos na lavoura. Após isso, ele pode solicitar financiamento. Aqueles produtores que não são atendidos pelo Pronaf podem pedir o laudo do corpo técnico da Cooparaiso e entrar em contato com o Banco do Brasil, porque o Funcafé possui recursos destinados a cobrir especificamente prejuízos causados por chuvas de granizo", orienta Araújo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário