Café: Consultoria CoffeeNetwork estima produção mundial de 126 mi sacas na safra 12/13

Publicado em 12/03/2012 14:39 841 exibições
Em um relatório divulgado nesta segunda-feira, a analista de mercado Andrea Thompson, da CoffeeNetwork, estimou a safra mundial de café 2012/13 em 126 milhões de sacas. O volume é 11 milhões de toneladas maior do que  o produzido na temporada 2011/12. 

A analista projetou ainda a colheita brasileira em 56 milhões de sacas no ciclo 12/13, já que o país deverá colher uma safra de alta do ciclo bianual da variedade arábica. 

Com informações da Reuters. 
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

8 comentários

  • WANTUIL MEDEIROS DA SILVA JÚNIOR MUTUM - MG

    É verdade que as grandes torrefadoras e os fundos manipulam o mercado de café e esse é o papel deles. Por outro lado nós produtores também temos que tomar estratégia para não ficarmos reféns dessa manipulação. Ano de preços compensativos como foi de 2011 é ano para pagar as dívidas e fazer reservas, deixar de depender do sistema financeiro que quando tem boa lucratividade no setor, emprestam a vontade, quando de lucros baixos trazem restriçoes. É hora do produtor tomar juizo deixar de tomar emprestado com os bancos, mesmo com juros subsidiados, e também de sair plantando café feito louco. Temos que ter o controle da situação. Estamos vivenciando um momento crucial para isso. Aperto entre oferta e demanda.

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Estamos num mato sem cachorro. Hoje em outro canal de TV, o Chico Graziano seguiu na mesma linha, vejam só sua opinião... "Nos teremos uma grande safra, uma safra muito boa, produziremos 55 milhões de sacas". Gente, e os dados coletados pela Conab e outras entidades, que dentro de uma realidade mais confiável encontram numeros menores. E nós que estamos todos os dias nas lavouras, quantos problemas passamos com seca em alguns momentos, excesso de chuvas em outros e seca novamente... e quantos ainda podem aparecer. Essas declarações não ajudam em nada ou melhor, só ajudam os especuladores...Para com isso gente!!!!

    0
  • Lucas Costa Moterani Machado - MG

    Andrea Thompson tem como base a bi-anualidade do arábica? De todos os fatores que acercam a produção, todos os problemas que ocorreram nesse ciclo agrícola. Isso é manipulação de informação, é como tentar ver pelo lado bom um acidente de carro onde todos morreram só porque o papagaio da família ficou em casa! Esse tipo de analise de mercado sem uma abordagem pratica realista, deveria ser proibida de uma vez por todas!

    0
  • Lucas Costa Moterani Machado - MG

    Porque vocês acham que o preço do café despencou desta forma? Não existe nada concreto para que isso acontecesse, essas especulações são irracionais, não há café no mercado, e o cafeeiro brasileiro sofreu muito com os intemperes do clima, as regiões de campo não apresentam produção relevante! Porém como o clima "real" esta favorável para o café, os países compradores estão usando de estratégias desleais para reduzir o preço do produto, especulações mascaradas com crise mundial, supersafras e estoques cheios (e todos sabem que não estão) são as armas para não ter de pagar o preço justo e devido, as variações da bolsa parecem ser manipuladas para que os países compradores não tenham de por a mão no bolso. Os produtores como nós não passam de insignificantes roceiros do 3º mundo, nos ficamos com todos os custos, todos os problemas e todo o trabalho, não custa ficar com todo o prejuízo.

    0
  • alexandre maroti nova resende - MG

    Quero ver este resultados depois que terminado a safra ,falar é muito facil ,quero ver a realidade

    0
  • alexandre maroti nova resende - MG

    Escreva o que desejar aqui e clique em "enviar Quero ver este resultado depois de terminado a safra, falar é muito facil, quero ver a realidade

    0
  • Tiago Conti Begnossi Patrocínio - MG

    Meus Deus... fazer estimativa sentado na cadeira é facil. Se der 50milhoes de sacas pode levantar a mão pro céu!

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    56 milhões de sacas??? Sem comentários.

    0