Café: Clima adverso pode prejudicar safra 2012/13 do Brasil

Publicado em 02/04/2012 17:00
Os mercados já estão atentos ao tamanho da safra brasileira de café 2012/13, e este já é um dos pontos determinantes para a definição dos rumos que os preços internacionais deverão  tomar. Segundo uma notícia do Valor Econômico, as condições climáticas podem ameaçar a produção nacional e a colheita não ser tão volumosa quanto o esperado. 

Nos últimos meses, as cotações do café em Nova York têm recuado diante das expectativas de que a safra do Brasil no ciclo 12/13 poderia ficar entre 55 milhões e 55 milhões de sacas. Porém, em Minas Gerais, principal estado produtor, a colheita pode ser até 2 milhões de sacas menor do que o previsto. 

O declínio seria reflexo da estiagem que prejudicou as lavouras em 2011. A seca do ano passado provocou um intenso abortamento de flores e chumbinhos. Já neste ano, uma seca também prejudicou o desempenho das plantas após as fortes chuvas de janeiro. 

De acordo com os últimos números da Emater-MG em 93% das cidades, a produção do estado pode chegar a 24,6 milhões de sacas na safra 2012/13. As estimativas da instituição já são menores do que as da Conab, que projeta a produção mineira em 26,3 milhões de sacas. 

No quarto maior estado produtor de café do Brasil, a Bahia, a seca também causou prejuízos e a colheita poderá ser até 30% menor do que o esperado na maior região produtora baiana. As informações são da Associação dos Produtores de Café do Estado (Assocafé). 

Previsão Climática - Meteorologistas afirmam, no entanto, que de um modo geral as condições climáticas irão beneficiar a cafeicultura nos próximos meses. Porém, a partir de julho, os cafeicultores deverão se prevenir com possíveis geadas, com uma massa de ar polar elevando os riscos desses fenômenos climáticos. 

Além das geadas, a possível ocorrência de chuvas poderia prejudicar a etapa final de granação e a colheita.

Com informações do Valor Econômico. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    A incoerencia da bolsa ...Os precos desabaram, provando que o clima pouco influencia nas variacoes dos precos...O humor dos diretores dos fundos 'e que esta ditando as normas do mercado...

    0