Café: Thomson Reuters estima atual safra brasileira em 52,16 milhões de sacas

Publicado em 23/05/2012 15:51
No seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2012 e 2013 realizado pela BM&F nesta terça-feira (22), foi apresentada uma pesquisa da agência de notícias Thomson Reuters que aponta a atual safra brasileira de café em 52,16 mihões de sacas. 

O estudo foi feito com 130 pessoas, entre elas, lideranças do setor e especialistas, e traz ainda o consumo médio no Brasil estimado em 20,23 milhões de sacas em 2012. 

A sondagem projeta um volume ligeiramente maior do que o estimado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), um recorde e 50,45 milhões de sacas para a safra 2012/13. 

No evento de ontem, os debates sobre a cadeia produtiva do café discutiram e contestaram perspectivas e projeções para a colheita brasileira como a do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), de 55,9 milhões de sacas. "A impressão é de que o erro é sempre para cima", disse o consultor Luiz Otávio Araripe. 

Essa projeção maior vinda do departament norte-americano está sendo apontada como um dos fatores de baixa e de pressão para as cotações da commodity no mercado internacional. 

No entanto, o corretor especializado em café, Eduardo Carvalhaes, afirma que os fundamentos são positivos e para preços mais altos. "Operadores de instituções financeiras muitas vezes não percebem os fundamentos e trabalham apenas com a perspectiva de curtíssimos prazo. Não percebem os fundamentos... Estamos com estoques praticamente zerados... No próximo ano não vai faltar, mas também não vai sobrar", disse. 

Com informações da Reuters. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário