Café: Thomson Reuters estima atual safra brasileira em 52,16 milhões de sacas

Publicado em 23/05/2012 15:51 412 exibições
No seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2012 e 2013 realizado pela BM&F nesta terça-feira (22), foi apresentada uma pesquisa da agência de notícias Thomson Reuters que aponta a atual safra brasileira de café em 52,16 mihões de sacas. 

O estudo foi feito com 130 pessoas, entre elas, lideranças do setor e especialistas, e traz ainda o consumo médio no Brasil estimado em 20,23 milhões de sacas em 2012. 

A sondagem projeta um volume ligeiramente maior do que o estimado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), um recorde e 50,45 milhões de sacas para a safra 2012/13. 

No evento de ontem, os debates sobre a cadeia produtiva do café discutiram e contestaram perspectivas e projeções para a colheita brasileira como a do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), de 55,9 milhões de sacas. "A impressão é de que o erro é sempre para cima", disse o consultor Luiz Otávio Araripe. 

Essa projeção maior vinda do departament norte-americano está sendo apontada como um dos fatores de baixa e de pressão para as cotações da commodity no mercado internacional. 

No entanto, o corretor especializado em café, Eduardo Carvalhaes, afirma que os fundamentos são positivos e para preços mais altos. "Operadores de instituções financeiras muitas vezes não percebem os fundamentos e trabalham apenas com a perspectiva de curtíssimos prazo. Não percebem os fundamentos... Estamos com estoques praticamente zerados... No próximo ano não vai faltar, mas também não vai sobrar", disse. 

Com informações da Reuters. 
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário