Café: Crise na Europa provoca recuo das exportações brasileiras

Publicado em 15/06/2012 09:34 e atualizado em 15/06/2012 10:13
A crise econômica na Europa está prejudicando as exportações brasileiras de café e já preocupa os produtores de Minas Gerais, o principal estado produtor do país. Nos primeiros meses do ano, as vendas de café arábica para o mercado internacional caíram 20% e os preços do grão tanto no Brasil quanto no exterior estão mais baixos. 

Atualmente, a Europa é o principal comprador do café brasileiro e responde pela absorção de 52% da produção nacional. Nos primeiros seis meses deste ano, quase três milhões de sacas deixaram de ser exportadas. Neste intervalo, foram exportadas 10,696 milhões de sacas, contra 13,632 milhões vendidas no mesmo período de 2011. 

Esse reflexo negativo já está sendo sentido pela Associação dos Cafeicultores de Varginha (MG), e o presidente da entidade afirma que "até fevereiro, o mercado estava quente. A partir de março, houve uma retração. A gente espera que as coisas se resolvam e que tudo volte ao normal rapidamente”. 

O recuo das vendas já reflete diretamente nos preços do café e na BM&F - Bolsa de Mercadorias e Futuro - a saca do grão tem o menor valor desde julho de 2010, e os prejuízos estão sendo sentidos também por quem transporta o grão até o Porto de Santos. 

Diretores de transportadoras afirma que a crise internacional levou a uma perda entre 20% e 25% nas exportações. 

Com informações do G1.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário