Café: Exportações mundiais crescem em agosto, diz OIC

Publicado em 04/10/2012 14:35
De acordo com informações divulgadas pela Organização Internacional de Café (OIC),  as exportações mundiais de café alcançaram as 9,2 milhões de sacas de 60 kg no mês de agosto. No mesmo período do ano passado, o número era de 7,8 milhões de sacas. 

As vendas externas entre os meses de outubro de 2011 e agosto de 2012 atingiram 99,6 milhões de sacas, uma alta de 2,7% na comparação anual. Em 2010/11 97 milhões de sacas do grão foram exportadas.

A organização ainda sinalizou que esse aumento das exportações é decorrente do aumento do volume de grãos tipo robusta embarcados. Em contrapartida, o café arábica registrou uma queda de cerca de 3% em relação a 2011. 

A OIC também destacou que houve uma redução expressiva nos embarques do Brasil desde o início da safra 2012/13, no mês de abril. Até agosto, as exportações brasileiras de café diminuíram 19% em comparação com o ano passado. 

Essa situação é atribuída ao fato de que os cafeicultores brasileiros estão bem capitalizados e por isso seguram o produto à espera de preços melhores. Segundo o analista de mercado Sergio Carvalhaes, com os financiamentos e os juros mais baixos, os produtores estão dosando a oferta do grão para calcular a hora certa de vender por preços melhores.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário