Café na Semana: Preços recuam 3% em novembro na NYBOT devido à grande oferta no mercado

Publicado em 30/11/2012 13:39
Durante o mês de novembro os preços internacionais do café perderam valor e as cotações futuras do café arábica negociado na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) baixaram mais de 3% do mês, sem considerar o pregão desta sexta-feira (30).

O analista da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, sinaliza que existe uma grande oferta mundial de café com a chegada das produções da América Central, Colômbia e Vietnã e também parte da safra brasileira que está sendo escoada. Diante desse quadro, destaca que o grande problema é ajustar o fluxo de vendas. Se os produtores brasileiros aumentarem os volumes de negociações pode derrubar as cotações. Porém, se segurar muito o cafeicultor pode criar uma bolha de oferta na entressafra. 

“O que pode ocasionar uma queda em um período que supostamente haveria uma recuperação de preços. Então, os produtores têm que administrar esses dois quadros. O momento é aproveitar os repiques do dólar e ir negociando alguma coisa e diminuir o risco de ter muito café para vender mais para frente”, disse o analista. 

Além disso, essa tendência baixista para o mercado já se forma há algum tempo, conforme explica o analista. E está diretamente ligada ao cenário de crise econômica que foi estabelecido com mais firmeza ao longo de 2012 e que deve influenciar os mercados no ano que vem. 

Já o mês de dezembro, sazonalmente, é determinado pela volatilidade originada das primeiras projeções em relação à próxima safra no Brasil. Do mesmo modo, o fluxo de exportações de Centrais, Colômbia e Vietnã influencia o mercado e colabora com a volatilidade. 

Por outro lado as cotações podem registrar elevações, tanto em Nova York como no mercado interno. No mercado internacional, os preços são sustentados pela demanda mais aquecida em função do inverno, e no mercado interno com o avanço na entressafra há um recuo na força vendedora.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário