Produção de café colombiana reduz 1% ao longo de 2012

Publicado em 07/01/2013 11:23
Apesar do aumento expressivo na produção cafeeira da Colômbia em dezembro de 2012, o total produzido pelo país no ano passado ficou aquém do produzido em em 2011. Essa redução é decorrente do clima adverso e do programa de renovação de lavouras que demorou a mostrar resultados. Ao longo do ano passado, o país produziu 7,74 milhões de sacas, uma diminuição de 1% frente ao volume total colhido em 2011. 

Segundo dados divulgados pela Federação Nacional de Produtores de Café (Fedecafe), a produção colombiana alcançou 904 mil sacas de 60 quilos, no mês anterior, o que representa um crescimento de 23% em relação com as 735 mil sacas de café no mesmo período de 2011. 

Do mesmo modo, os embarques colombianos também reduziram em dezembro/12. O total de café exportado somou 829 mil sacas, um recuo de 3% ante o mesmo mês do ano anterior. Em 2012, as vendas externas totalizaram 7,21 milhões de sacas, número 7% menor do que o embarcado em 2011. 

Por outro lado, a expectativa é que a produção de café da Colômbia aumente em 2013, uma vez que o programa de renovação das lavouras deve continuar melhorando a qualidade do grão, conforme afirma a Federação. Além disso, os produtores também projetam diminuir os custos de produção com o auxílio da tecnologia.

Ainda de acordo com a Federação, o setor depende de medidas do Banco Central da Colômbia para impedir a valorização expressiva do peso colombiano, que aumentou 8% em comparação com o dólar em 2012. Essa situação dificulta a competição dos exportadores de café do país nos mercados mundiais.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário