Café na Semana: cotações futuras do café recuam no final de janeiro

Publicado em 01/02/2013 15:58
Ao longo do mês de janeiro as cotações internacionais do café avançaram, registrando uma alta de 0,6% ao longo do período. No entanto, na última quinzena do mês os preços futuros negociados na ICE Futures US (Bolsa de Nova York) perderam força. 

Os vencimentos com entrega em março/13 fecharam o pregão de ontem (31) a 146,95 cents por libra-peso, frente aos 146,10 cents registrado em dezembro de 2012. A cotação mais alta do mês foi verificada no dia 18 de janeiro, quando a cotação fechou a 157,90 cents. Segundo analistas, o mercado recua após ter atingido o maior preço desde novembro de 2012. 

O avanço nas cotações era decorrente da recomposição da carteira de fundos, que estariam comprando novas posições no mercado futuro de café na bolsa de NY. Além disso, o relatório de posição dos agentes na ICE Furures indicou que houve uma diminuição nos contratos na carteira líquida vendida dos não comerciais, que passaram de 18.985 para 9.079 contratos. 

Os agentes ajustam as carteiras haja vista entendem que o mercado já não tem a mesma forma negativa registrada anteriormente, uma vez que acumula expressiva desvalorização ao longo de 2012. Por outro lado, as varáveis negativas já foram precificadas pelo mercado. 

Outro fator que também teria influenciado os agentes é a expectativa de melhoria na economia mundial este ano. No entanto, as elevações nos preços na primeira quinzena do mês de janeiro associado à retração na carteira líquida de fundos geraram especulações no mercado, o que fez com que os preços recuassem. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário