Colômbia: Produção de café arábica deve aumentar 30% em 2013

Publicado em 25/03/2013 12:27 675 exibições
Em conferência no último sábado (23), a Federação de Produtores de Café da Colômbia (Fedecafe) projetou que a produção colombiana de café arábica deverá totalizar 10 milhões de sacas de 60 kg neste ano. O volume é cerca de 30% maior do que o alcançado na safra anterior.
A expectativa é que 95% do total produzido pela Colômbia seja exportado, conforme destaca a federação. O país é o maior produtor de café arábica suave lavado, variedade bastante demandada, principalmente, por torrefadores gourmets.

Ainda de acordo com informações da federação, a estimativa de crescimento na produção de café é decorrente do clima favorável ao desenvolvimento das lavouras e as condições ideais para a floração dos cafezais. Além disso, variedades resistentes à ferrugem foram semeadas em 2011 e devem começar a produzir em 2013. Atualmente, a incidência da doença nas lavouras da Colômbia é de 5%. 

Já no Brasil, a safra de café deve somar 48,57 milhões de sacas, volume pouco menor do que registrado na produção anterior, de 50,83 milhões de sacas. Os dados foram divulgados no início de 2013 pela Conab (Companhia Nacional do Abastecimento).
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

1 comentário

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Fernanda, você poderia me dizer quantos litros de café descascado produzirá um pé de café implantado a partir do ano de 2011? Para se obter uma boa produção em um parque cafeeiro tão prejudicado com vinha apresentando a Colombia, a produção estimada me parece um tanto quanto exagerada.

    0