Café: Chuvas excessivas podem comprometer qualidade dos grãos em Minas Gerais

Publicado em 03/06/2013 17:18

Com as chuvas excessivas e ventos na região de Passos (MG), cerca de 30% a 40% dos grãos que estavam maduros caíram dos cafezais. Além disso, com o excesso de umidade os frutos estão fermentando, situação que pode comprometer a qualidade dos grãos. E as previsões climáticas apontam precipitações para a localidade até a próxima quarta-feira (5).

De acordo com o técnico em agropecuária da Cooparaíso, Reginaldo Carlos de Castro, ainda não é possível contabilizar a perda na qualidade dos grãos da produção mineira. “Mas a situação compromete esta safra e as duas produções sequentes”, afirma o técnico.

“O café que está no terreiro está fermentando com excesso de umidade, o maduro na planta também está caindo muito e fermentando na terra, restando apenas o verde que ainda não madurou”, relata o cafeicultor do município, Lucimar José de Faria.

Na semana passada, a queda de granizo em Itamogi (MG) também atingiu as lavouras do café. Em algumas propriedades as perdas podem alcançar 30% da produção nesta safra. O último registro de granizo com essa intensidade foi em 1945.

Segundo levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a produção de café do estado de Minas Gerais deverá somar 25.496 mil sacas na safra 2013. Já a produtividade média no estado é estimada em 24,62 sacas do grão por hectare.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário