Café: Lideranças pedem ao governo leilão de opção para 5 milhões de sacas
As lideranças da cafeicultura pediram ao Governo Federal, após uma reunião, a continuidade dos leilões de contrato de opção para que cerca de 5 milhões de sacas de café sejam retiradas do mercado. A medida faz parte de um pacote de apoio à safra 2014/15.
O diretor do Departamento de Café, Jânio Zeferino, em entrevista à Agência Estado, afirmou que as reivindicações apresentadas pela cafeicultura serão analisadas pelo governo e discutido com antecedência. Zeferino afirma que os produtores são o "elo mais fraco da cadeia" e terão suas demandas consideradas nas tomadas de decisão.
Outra reivindicação feita pelas liderança foi o aumento do prazo de reembolso dos financiamentos de estocagem de 12 para 24 meses. Assim como o pedido dos leilões para 5 milhões de sacas, o pedido também deverá ser analisado pelo governo, segundo o diretor do Departamento de Café. Além disso, a reivindicação passará também pelo Conselho Deliberativo da Política do Café e pela aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN).
0 comentário

Café: Brasil não produz grande safra há 5 anos; oferta menor ainda preocupa e alta inflação pressiona demanda

O Porto do café brasileiro: Santos responde por 71% do valor das exportações nacionais

Com melhor perspectiva de safra, preço do café robusta recua em 2% na manhã desta 2ª feira (16)

Produção de café em Lambari/MG já apresenta baixo rendimento para safra/25

Preços do café arábica se consolidam em alta nesta 6ª feira (13) diante redução da colheita no Brasil

Ritmo lento de exportação de café canéfora pressiona preço no Brasil, diz Safras