Publicidade

Vietnã: Produtores de café ainda seguram suas vendas à espera de preços melhores

Publicado em 02/01/2014 14:12 489 exibições

Os produtores de café do Vietnã continuam segurando suas vendas à espera de uma alta nos preços, mesmo em um período em que se aproxima o final da colheita no país, que é um dos maiores produtores mundiais do robusta.

Assim, segundo informações da Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa), as exportações locais caíram para 100 mil toneladas em dezembro de 2013, contra 163 mil do mesmo mês do ano anterior. No atual ano-safra, as vendas poderão chegar a 1,41 milhão de toneladas, em linha com o ano anterior, quando as exportações chegaram a 1,42 milhões de toneladas. 

A colheita da safra 2013/14, em relação à temporada 2012/13, deverá registrar uma queda de 15%, segundo a entidade. 

"Apenas um pequeno número de agricultores está vendendo moderadamente a fim de obter dinheiro para suas despesas diárias e para a preparação para os feriados do Ano Novo Lunar.  Nos atuais preços, agricultores não terão lucro devido ao aumento dos custos dos insumos nos últimos anos", disse Nguyen Viet Vinh, secretário-gerla da Vicofa à agência internacional Dom Jones Newswires. 

Publicidade

A associação espera ainda a liberação de uma verba do governo vietnamita para empréstimos a juros baixos para que exportadores de café possam estocar até 300 mil toneladas e, dessa forma, reduzir a pressão da oferta e criar um suporte para os preços. 

Luong Van Tu, chairman da Vicofa, afirmou, em novembro, que o programa de estocagem do governo deverá iniciar suas compras na primeira metade deste novo ano. 

 Com informações da Dow Jones Newswires. 

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Esta informação é típica de especuladores que querem desvalorizar ao máximo nosso produto...Lá eles seguram a meradoria, querendo dizer com isto que existe ainda muito café para ser negociado, o que na realidade deve ser o contrário...Como o brasileiro virou saco de pancadas, não nota as pancadinhas que leva da mídia inocente ou mal intencionada...Aquí o café reluta em atingir os patamares de preços normais, muitas vezes influenciados por notícias tendenciosas que nunca veem acompanhadas de provas contundentes.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Uma dica pro Vietnã: Exporta o café pra China, lá tem mais de dois bilhões de habitantes, se aprenderem a tomar cafezinho, sua produção vira café pequeno...aí é pertinho sô!

    0