Vietnã: Produtores de café ainda seguram suas vendas à espera de preços melhores

Publicado em 02/01/2014 14:12

Os produtores de café do Vietnã continuam segurando suas vendas à espera de uma alta nos preços, mesmo em um período em que se aproxima o final da colheita no país, que é um dos maiores produtores mundiais do robusta.

Assim, segundo informações da Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa), as exportações locais caíram para 100 mil toneladas em dezembro de 2013, contra 163 mil do mesmo mês do ano anterior. No atual ano-safra, as vendas poderão chegar a 1,41 milhão de toneladas, em linha com o ano anterior, quando as exportações chegaram a 1,42 milhões de toneladas. 

A colheita da safra 2013/14, em relação à temporada 2012/13, deverá registrar uma queda de 15%, segundo a entidade. 

"Apenas um pequeno número de agricultores está vendendo moderadamente a fim de obter dinheiro para suas despesas diárias e para a preparação para os feriados do Ano Novo Lunar.  Nos atuais preços, agricultores não terão lucro devido ao aumento dos custos dos insumos nos últimos anos", disse Nguyen Viet Vinh, secretário-gerla da Vicofa à agência internacional Dom Jones Newswires. 

A associação espera ainda a liberação de uma verba do governo vietnamita para empréstimos a juros baixos para que exportadores de café possam estocar até 300 mil toneladas e, dessa forma, reduzir a pressão da oferta e criar um suporte para os preços. 

Luong Van Tu, chairman da Vicofa, afirmou, em novembro, que o programa de estocagem do governo deverá iniciar suas compras na primeira metade deste novo ano. 

 Com informações da Dow Jones Newswires. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Esta informação é típica de especuladores que querem desvalorizar ao máximo nosso produto...Lá eles seguram a meradoria, querendo dizer com isto que existe ainda muito café para ser negociado, o que na realidade deve ser o contrário...Como o brasileiro virou saco de pancadas, não nota as pancadinhas que leva da mídia inocente ou mal intencionada...Aquí o café reluta em atingir os patamares de preços normais, muitas vezes influenciados por notícias tendenciosas que nunca veem acompanhadas de provas contundentes.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Uma dica pro Vietnã: Exporta o café pra China, lá tem mais de dois bilhões de habitantes, se aprenderem a tomar cafezinho, sua produção vira café pequeno...aí é pertinho sô!

    0