Internacional: Seca e frio prejudicam safras de café robusta e arábica no Vietnã

Publicado em 17/03/2014 15:28 e atualizado em 17/03/2014 16:07

O clima extremamente frio e seco está ameaçando a produtividade da safra de café robusta no Vietnã, o maior exportador mundial desta variedade, que é usada na produção de café instantâneo. 

De acordo com o site intellasia.net, o clima extremo provocou uma perda de 8% na produção do país na safra 2013-14 em relação à safra anterior, segundo Do Ha Nam, presidente da Vicofa (Associação de Café e Cacau do Vietnã). 

O café arábica de alta qualidade, cultivado no norte do país, também foi severamente afetado pelas baixas temperaturas. No ano passado, as lavouras de robusta também foram severamente afetadas pela seca nas planícies centrais do país.    

“O frio afetou severamente a produção de café nos últimos meses na província de Son La, noroeste do Vietnã. Uma área de 1.300 de café arábica - o que representa 10% da produção do país – foi danificada”, informou Nam. “A produção de café na safra 2013-14 foi de 1,37 milhões de toneladas, ou seja, 8% menor em comparação com a anterior”. 

Em 2012, o Vietnã exportou 1,73 milhões de toneladas de café, no valor de US$ 3,67 bilhões. O volume representou mais de 50% de todo o robusta produzido no mundo. 

“A seca afetou a produção de café principalmente no primeiro trimestre de 2013, com mais de 34 mil hectares afetados nas planícies centrais”, afirmou Nam.

O Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo, mas seu produto é visto mais como volume do que qualidade – seu robusta com gosto amargo não é muito apreciado internacionalmente e a maior parte de sua produção é vendida em estado bruto. 

Os preços do café robusta atingiram o pico dos preços no início de março e o café arábica de alta qualidade subiu quase 60% desde o início do ano, devido à seca no Brasil – o maior produtor e exportador do mundo.

Informações: Itellasia

Tradução: Fernanda Bellei

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário