Café atrai cada vez mais investidores e consumidores nos Estados Unidos e na China

Publicado em 23/04/2014 16:24 e atualizado em 23/04/2014 18:03
Grandes franquias de café, como a Starbucks, continuam se expandindo para atender à demanda insaciável dos norte-americanos, informa a MSN Money

O consumo de café - assim como o lucro proveniente de sua indústria – continua crescendo anualmente nos Estados Unidos, enquanto os consumidores não parecem se preocupar em limitar seus hábitos de consumo. Uma matéria publicada recentemente pelo site norte-americano MSN Money mostra que este crescente “frenesi” por café de qualidade começa a atrair investidores. 

Os Estados Unidos já consomem em torno de 400 milhões de xícaras de café por dia, o que representa uma em cada 4 xícaras consumidas no mundo. 

Alguns consumidores podem reclamar os US$ 5 que pagam por cada café no Starbucks, mas eles continuam comprando em volumes maiores do que nunca. O café Premium, ou de qualidade, é o segmento que mais cresce na indústria, e os americanos estão cada vez mais “gastando” com marcas gourmet. 

Uma média de 34% dos americanos adultos consomem café gourmet diariamente. No ano passado, essa média era de 31%. Já o consumo de café não-gourmet caiu de 39% para 35% este ano. 

Diversas empresas estão competindo pela atenção dos “amantes de café” e os investidores enxergam no setor diversas opções de investimentos em bolsa. Entre as empresas que expandem seus negócios nos EUA e no mundo, estão: 

Starbucks
A Starbucks se prepara para abrir 1.500 novas cafeterias em 2014 pelo mundo, sendo metade delas na China e outros países da Ásia. 

A rede baseada em Seattle define padrões de qualidade no mundo e é considerada a “inventora” do café de qualidade. Criada por Howard Schultz, a Starbucks começou como um pequeno grupo de lojas em Washington e hoje tem 19.700 lojas por todo o mundo. A qualidade de seu produto ajudou a fazer da Starbucks uma das marcas mais valiosas do mundo. 

O lucro da rede cresceu 13% no último trimestre com a abertura de 588 novas lojas e um aumento de 7% nas vendas globais. 
 
A China é o próximo grande mercado da Starbucks. As 1.500 novas lojas deverão ser instaladas em 70 cidades. Em 2015, a China deve se tornar o segundo maior mercado da Starbucks. 
 
Green Mountain e Nestlé
Outro segmento que cresce bastante é o café em cápsulas, conhecido como “single-serve” ou “porção individual”. A Nespresso, da Nestlé, que domina 70% do mercado na Europa, também deve se tornar um concorrente da Keurig Green Mountain, que hoje é a principal marca do setor nos Estados Unidos e no Canadá. 

A América do Norte é o segundo maior mercado para o café de cápsula, avaliado em US$ 8 bilhões, ficando atrás apenas da Europa. A Nespresso produz doses pequenas de expresso, algo que os americanos não estão acostumados a consumir, já que preferem doses grandes, por isso deve levar um tempo para conquistar este mercado.          

A Green Mountain domina atualmente o mercado de café de cápsulas dos Estados Unidos. Entre 2011 e 2012, a empresa teve um crescimento de 80% nas vendas. 

Empresas investem em saches e cápsula 
A demanda por cápsulas e saches de café está aumentando em todo o mundo e empresas se organizam para atender este mercado.      

Uma delas é a White Castle, que desde 1996 vendia seu produto apenas em pacotes, nos supermercados. De acordo com o site norte-americano Qsrweb.com, o mercado de “single-serve coffee” já responde por mais de um ¼ de cada dólar gasto em café nos Estados Unidos. 

As previsões são de que os americanos irão gastar em tanto em porções individuas quanto gastam hoje em café a granel até 2018. 

“A tecnologia de produzir café em doses individuais mudou a maneira como milhões de americanos tomam seu café pela manhã”, disse Rob Camp, vice-presidente da divisão de produtos alimentícios da White Castle. “A possibilidade de tomar um café recém preparado em segundos fez com que a bebida se tornasse mais popular entre jovens consumidores”, completa Camp.

Feira de Café de Seattle
Entre os próximos dias 24 e 27/04, a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, irá sediar a 26ª Exposição Anual de Café de qualidade, que deve contar com expositores de todo o mundo. Veja abaixo o vídeo sobre a produção e o consumo de café gourmet, "A film about coffee", que será lançado no evento: 


Informações: MSN Money e Qsrweb

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Bellei
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário