Café: NY encerra sessão volátil com 200 pontos de alta nos contratos próximos

Publicado em 05/05/2014 17:53 572 exibições

As cotações do café arábica na Bolsa de Nova Iorque (Ice Futures US) encerraram em alta nesta segunda-feira (5), recuperando ganhos depois do fechamento negativo da última semana. Os vencimentos para entrega mais próxima tiveram alta de 200 pontos. 

Os contratos para entrega em julho fecharam em 205,25 centavos de dólar por libra-peso, o vencimento setembro fechou em 207,35 cents e dezembro fechou em 209,80 cents / libra-peso, todos com alta de 205 pontos. 

Consumo alto
A Organização Internacional do Café (OIC) informou que as exportações mundiais do café no mês de março foram de 219.079 sacas, ou seja, 2,16% mais altas em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a trader sul-africana I&M Smith, esse aumento significa que, apesar da alta no preço do café, a demanda continua forte.

O analista de mercado Eduardo Carvalhaes explica que os compradores internacionais estão adiantando as compras este ano, para evitar preços ainda mais altos no futuro. “Os importadores estavam esperando uma queda nos preços, mas como o cenário indica que os preços poderão subir ainda mais, eles estão adiantando as compras”. 

60% de grãos chochos
Fernando Barbosa, presidente do Conselho Regional de Café da região de Guaxupé-MG, está visitando propriedades que já estão colhendo e afirma que o cenário é preocupante. “Fiquei impressionado com as primeiras colheitas... Tem café verde, seco, cereja, tudo muito desigual”

Ele ressalta também que o volume de grãos chochos está maior do que se esperava. “Onde tem cafés desfolhados, a colheita está saindo assim: 60% de café bóia, 30% de cereja e 10% verdes... Na maior parte dos anos, o resultado é o inverso, ou seja, 70% de cereja, 25% de bóia e 5% de verdes. Em 2012 foi assim no auge da colheita”.

No mercado físico o café bebida dura, tipo 6, também teve leves altas. Em Franca-SP, a saca de 60kg teve alta de 3,13% e é vendida a R$ 495,00. Em Guaxupé-MG, a alta foi de 1,68% e a saca vale R$ 483,00. 

Tags:
Por:
Fernanda Bellei
Fonte:
Notícias Agrícolas

1 comentário

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Custeio pra colheita de Café: Mesmo você pagando os 20% da prorrogação das dívidas, o "Sistema" está travado, foi a informação que obtive no Banco do Brasil...Você tem limite, mas não se consegue fazer nova operação...Depois que ficamos dependentes do "Sistema" a coisa ficou complicada, pois não adianta falar com o Gerente nem na Direção Geral...Com relação ao dinheiro do "Funcafé", que é um recurso nosso e foi anunciado a quatro ventos... já deve ter feito um "acordo" com o "Sistema"...Fico pensando: Só falta "ele" entrar como Vice numa chapa qualquer...

    0