Café: Região da Cooparaíso registra perda de 25% na safra atual

Publicado em 02/10/2014 16:43

A colheita de café da safra atual já foi encerrada na região da Cooparaíso, a cooperativa abrange cerca de 126 mil hectares de café na região da cidade de São Sebastião do Paraíso-MG. No entanto, com a estiagem prolongada que perdura na região desde o início do ano a produção sofreu queda de 25%.  De acordo com dados disponibilizados pela Organização Internacional do Açúcar (OIA), as temporadas 2014/15 e 2015/16 terão déficit de oferta de arábica. Na safra atual, deve ocorrer excesso de demanda em relação à oferta na ordem de 4 a 5 milhões de sacas.

“Com a estiagem na região nós colhemos 2,545 milhões de sacas de café, uma quebra de 25% em relação ao esperado. A qualidade de bebida foi boa, mas no aspecto o café deixou a desejar. Precisamos colher um volume muito grande para separar os melhores grãos”, disse o gerente de gestão de agronegócio da Cooparaíso, Marcelo Almeida.

De acordo com o representante da cooperativa, as lavouras que já estão depauperadas não recebem os tratos fitossanitários com a falta de água, o que pode aumentar as perdas para a próxima safra. “As lavouras sentiram demais após a colheita. Então, consideramos que mais de 50% dos cafés não tem potencial produtivo. A situação a cada dia que passa está ficando mais séria e o produtor preocupado sem saber o que fazer, a água é o que mais precisamos nesse momento”, afirma.

As chuvas de cerca de 15 mm a 40 mm que caíram nos últimos dias na região induziram duas floradas. No entanto, existem dúvidas quanto ao ‘pegamento’ visto que as lavouras estão desfolhadas. “Se não tiver folha, não tem pegamento. Então nós estamos aguardando a chuva que vem na segunda quinzena do mês de outubro para saber a situação dos cafés”, diz.

Segundo Almeida, mesmo com as chuvas voltando na região o problema de déficit hídrico nos cafezais não será resolvido, elas podem apenas amenizar.

Com relação à comercialização, os preços de venda estão reagindo, mas a maioria dos produtores já venderam seus cafés. “Ainda resta pouca produção, mas esse preço hoje não vai salvar o que já perdemos. São poucas pessoas que tem café armazenado”, ressalta. Na região, a saca do café de bebida dura está na casa R$ 480,00.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário