Café: NY registra intensa volatilidade; retorno das chuvas ainda pesa

Publicado em 21/10/2014 12:15 e atualizado em 21/10/2014 15:43

A Bolsa de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica registra intensa volatilidade nesta terça-feira (21). No início da sessão as cotações estavam no campo negativo em um movimento de realização de lucros e em meio a notícias de chuva que caiu nas principais regiões produtoras do Brasil. Mais tarde, os preços registraram alta com a informação de que as precipitações seriam insuficientes para aliviar os receios de um possível déficit de oferta devido à seca, mas o mercado inverteu e o retorno de chuvas e o movimento de troca de posição sustentam a queda.

Por volta das 13h, o contrato dezembro/14 registrava 195,65 cents de dólar por libra peso com queda de 375 pontos, o março/15 anotava 199,95 cents/lb com desvalorização de 355 pontos, o maio/15 trabalhava com baixa de 345 pontos cotado a 202,15 cents/lb e o julho/15 tinha queda de 365 pontos com 203,50 cents/lb.

De acordo com o analista de mercado do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, a bolsa norte-americana continua precificando a especulação em cima das chuvas em algumas cidades no final da semana passada e a previsão de precipitações mais regulares nos próximos dias. Portanto, a volatilidade deve persistir. “A oscilação vai continuar pelos próximos dias, não teremos certeza da produção da próxima safra pelo menos até o início do ano que vem”, afirma.

Ainda de acordo com o analista, alguns operadores aproveitam para trocar de posição e realizar lucros. Os investidores que buscavam a alta, agora apostam nas baixas do mercado comprando fundos mais baratos para depois negociar em momentos mais oportunos e lucrar mais.

Somar Meteorologia aponta chuvas em MG a partir de domingo da eleição

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas devem se intensificar depois de 26 de outubro nas regiões cafeeiras de Minas Gerais assoladas pela seca, mostraram os modelos climáticos da Somar Meteorologia nesta terça-feira.

Entre 26 e 30 de outubro, 30 milímetros de chuvas devem cobrir a maior parte do Estado, o principal produtor de café do Brasil.

Na sequência, até 4 de novembro, entre 70 e 100 milímetros de precipitações podem chegar às áreas mais secas, ao sul do Estado, de acordo com a Somar.

Pesadas e consistentes chuvas são necessárias para reduzir o que pode ser o maior déficit hídrico já registrado em Minas Gerais e despertar as floradas para a safra de 2015.

Chuvas esporádicas em agosto e setembro fizeram florar menos de 10 por cento dos cafezais, e os preços arábica saltaram nas últimas semanas por preocupações sobre o pegamento das flores e frutos, diante do período seco de outubro.

As chuvas começaram nos últimos dias, mas apenas cerca de 15 milímetros deverão cair em Minas Gerais até 25 de outubro.

O contrato dezembro do café arábica negociado em Nova York caía 2 por cento, para 1,9535 dólar por libra-peso, por volta das 12h40 (horário de Brasília), em parte devido às previsões de chuva no Brasil.

(Reportagem de Caroline Stauffer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas + reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário