Café: Lideranças do setor participam de coletiva de imprensa na Femagri 2015

Publicado em 19/03/2015 16:09

Nesta quinta-feira (19) aconteceu a coletiva de imprensa da 14ª  edição da Femagri, que ocorre desde ontem (18) e vai até a próxima sexta-feira (20), em Guaxupé (MG). O encontro ocorreu com parte da diretoria da Cooxupé, cooperativa que organiza o evento, e deputados estaduais que defendem pautas voltadas ao agronegócio, para falar de temas pertinentes à cafeicultura. 

Dentre os assuntos abordados estavam a questão da seca que vem atingindo regiões produtoras de café, alta do dólar e estimativas para a safra brasileira. Também foi abordado temas como a lei que proíbe mão de obra terceirizada, tecnologia voltada para a cafeicultura e impactos da crise econômica no Brasil.

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, falou sobre a situação  da falta de chuvas, que afetou a safra passada de café e também traz impactos para a atual. Apesar dos volumes de chuvas terem voltado para parte das regiões produtoras, ainda não é possível mensurar os impactos dessa seca de janeiro. Segundo Paulino, as estimativas de quebra realizadas pela Procafé giram em torno de 14%  para a safra passada, que anteriormente estavam de 20%.

Com previsões de diversos órgãos, como Procafé (em parceria com  a CNC) e Conab, a dúvida girou em torno da demora do  impacto no mercado. Paulino justifica a situação como falta de confiabilidade destes órgaos, visto que há divergências entre as previsões, além de se tratar de levantamentos que começaram a ser realizados recentemente. 

A alta do dólar também foi um dos assuntos abordados, que  trouxe alta nos custos de produção, impactando diretamente na compra de insumos agrícolas, que já começa afetar o bolso dos  produtores. 

Também estiveram presentes representantes dos produtores rurais  na política, dentre os Deputados Estaduais, Emidinho Madeira  (PTdoB), Antônio Carlos Arantes (PSDB), Raimundo Nonato  Barcelos (PDT) e Cássio Soares (PSD), que falaram sobre a  importância de pautas voltadas para a cafeicultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário