Café: Leilão de 2,44 mil toneladas da Conab termina sem arremates; governo planeja nova venda

Publicado em 25/03/2015 12:04

Terminou sem arremates o leilão eletrônico de venda de café (aviso número 038/2015) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), às 9h (horário Brasília), por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab - SEC.

Foram ofertados 2.448.578 kg de café em grãos, ensacado e divididos em 114 lotes que estão em armazéns da Conab em Minas Gerais (1,45 mil t), Espírito Santo (926 t) e Goiás (73 t). Os produtos colocados a venda da variedade arábica são das safras 2002/2003, 2008/2009 e 2009/2010.

Poderiam participar do leilão on-line os interessados devidamente cadastrados perante a Bolsa por meio da qual pretendiam realizar a operação e em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab – SIRCOI.

Café brasileiro não encontra comprador em leilão e governo planeja nova venda de estoques

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O governo não conseguiu atrair participantes para o leilão dos estoques federais de café nesta quarta-feira, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A agência anunciou logo depois a realização de um novo leilão em 1º de abril. Os preços mínimos serão anunciados dois dias antes do pregão. O novo leilão vai tentar vender cerca de 40.800 sacas de café arábica de safras antigas.

Dados publicados pela Conab após o leilão fracassado revelaram que os preços cobrados estavam entre 7,10 reais e 8,30 reais por quilograma, ou entre 426 reais e 498 reais por saca de 60 quilos.

Foram oferecidos grãos de café de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. O café de Minas, principal Estado produtor, era da safra de 2002/2003, enquanto que o café do Espírito Santo era de 2008/2009.

“Esse preço para um café com mais de 10 anos é caro”, disse o trader Eduardo Carvalhaes Júnior, acrescentando que o volume colocado à venda era relativamente pequeno, sendo improvável que afetasse o preço de mercado.

Caso o governo consiga vender o café na semana que vem, será a primeira venda de estoques de café federais desde setembro de 2011. Leilões como esse tendem a atender à demanda do mercado local.

Os armazéns do governo no Brasil costumavam guardar várias milhões de sacas de café, que eram vendidas de modo regular, mas a política se modificou e o governo agora mantém apenas cerca de 1,6 milhão de sacas em seus estoques.

(Reportagem de Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário