Café: Em intensa volatilidade, futuros do arábica avançam após o meio-pregão desta 2ª feira em Nova York

Publicado em 13/04/2015 14:29

As cotações do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) operam com intensa volatilidade nesta segunda-feira (13). Pela manhã, os futuros estavam no campo negativo estendendo as perdas da sessão anterior. No entanto, ganharam força e passaram a registrar ganhos após o meio-pregão.

Por volta das 14h14, o contrato maio/15 tinha 135,85 cents/lb e avanço de 75 pontos, o julho/15 anotava 138,30 cents/lb com 45 pontos de alta. O contrato setembro/15 tinha 141,05 cents/lb com 30 pontos positivos e o vencimento dezembro/15 registrava 144,80 cents/lb com 15 pontos de valorização.

Segundo o analista de mercado do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, com a queda na bolsa norte-americana, o mercado interno que já vinha registrando baixo volume de negócios ficou ainda mais prejudicado.

Para o analista, essa volatilidade em Nova York é motivada, fundamentalmente, pela valorização do real perante o dólar, que acaba dificultando a venda; a liquidação da bolsa e o fato dos produtores estarem no período entressafra.

Na semana passada, os futuros do café arábica também registraram forte oscilação no terminal norte-americano ao não conseguir se manter nos patamares do início da semana.

Na sexta-feira (10), as cotações do arábica caíram cerca de 200 pontos nos principais vencimentos com realização de lucros.

As informações de exportação do CeCafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) e a estimativa de safra divulgada pela Wolthers Douque, também pressionaram o mercado.

O Balanço do CeCafé mostrou recorde nos embarques de março. A receita cambial com as exportações de café do Brasil registrou no terceiro mês deste ano um incremento de 24,1% em relação a março de 2014, fechando em US$ 552,295 milhões. Já o volume apresentou alta de 9,5% na mesma base comparativa. Foram embarcadas 3.046.656 sacas (verde, torrado & moído e solúvel), recorde histórico para o mês.

Somando os três primeiros meses de 2015, janeiro a março, os embarques brasileiros de café totalizaram 8,842 milhões de sacas de 60 kg. O volume representa um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2014.

Já a estimativa da importadora com sede na Flórida, Wolthers Douque prevê uma safra maior de café nesta temporada. Estima-se que sejam colhidas 45,6 milhões de sacas de 60 kg, ante as 44,21 milhões de sacas da safra 2014/15.

» Clique e veja as cotações completas de café

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário