Brasil pode não conseguir atender demanda externa por café, avalia Rabobank

Publicado em 20/05/2015 13:46

As previsões para a produção de café arábica no Brasil em 2015 mostram que faltará produto para abastecer as exportações e o mercado interno, mesmo na melhor das hipóteses, alertou nesta terça-feira o analista do Departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, Jefferson Carvalho.

Presente no 6º Fórum e Coffee & Dinner do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), em São Paulo, o especialista atribui como principal causa para o problema as inconstantes condições climáticas do final de 2014 e do início deste ano.

"Fica nítido que num período essencial para a produção, faltou chuva", explicou Carvalho sobre a colheita do último ano, acrescentando que a seca também está atingindo o desenvolvimento vegetativo da safra que vai ser colhida agora.

Segundo os números apresentados pelo especialista, a produção de café arábica no país em 2015 pode variar entre 30 e 38 milhões de sacas, com uma diferença de 30% entre o máximo e o mínimo previsto justamente por não haver projeções confiáveis sobre o clima e seu impacto sobre a produção.As previsões para a produção de café arábica no Brasil em 2015 mostram que faltará produto para abastecer as exportações e o mercado interno, mesmo na melhor das hipóteses, alertou nesta terça-feira o analista do Departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, Jefferson Carvalho.

Leia a matéria na íntegra no site da EFE.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário