Brasil colhe 62% do café de 2015/16, prevê Safras & Mercado

Publicado em 23/07/2015 17:59

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil havia colhido 62 por cento da safra 2015/16 de café até 21 de julho, atraso ante os 68 por cento registrados na média histórica de cinco anos nesta época do ano, de acordo com levantamento da Safras & Mercado nesta quinta-feira.

A consultoria espera que a colheita desta temporada atinja 50,4 milhões de sacas de 60 kg.

    O especialista em café da Safras, Gil Barabach, disse que o tempo seco na semana passada favoreceu a colheita na principal região produtora, mas que os trabalhos ainda estavam atrás da média histórica para o período, devido a atrasos no período de floração em setembro e novembro de 2014.

    "A maturação tardia da atual safra, devido ao atraso

em floração, explica a colheita lenta de arábica", disse Barabach.

Chuvas nas últimas semanas também ajudaram a retardar a colheita, embora Barabach tenha dito que os trabalhados nos cafezais foram mais intensos durante a semana passada.

    Em um relatório separado nesta quinta-feira, a maior cooperativa de café do Brasil, a Cooxupé, informou que colheita dos cooperados atingiu 34 por cento do total projetado até 18 de julho.

No mesmo período do ano passado, a colheita havia atingido nesta época 59,5 por cento, enquanto em anos anteriores estava em 45,64 por cento (2013) e 41,94 por cento (2012), segundo dados da Cooxupé, que tem forte atuação no sul de Minas Gerais.

A colheita de arábica do ano passado foi acelerada

devido à seca que acelerou a maturação dos grãos.

(Reportagem de Reese Ewing e Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário