Chuvas diminuem no cinturão produtivo de café do Brasil nesta semana

Publicado em 04/01/2016 14:42

Nos últimos dias de 2015, as áreas produtoras de café do Paraná, Alta Paulista, Baixa Mogiana e Sul de Minas Gerais receberam chuvas fortes e abrangentes, o que ajudou bastante o desenvolvimento da safra 2016/17. No entanto, nestes primeiros dias de 2016, os volumes previstos pelos principais institutos meteorológicos são bem menores.

A Somar Meteorologia estima menos de 3 milímetros nesta segunda-feira (4) no extremo Sul mineiro, importante região produtora da variedade arábica. Nos próximos dias, apenas o Cerrado do estado e o Sul da Bahia devem receber precipitações volumosas.

Figura 2

Previsão de chuva acumulada para o período de 05 e 09 de janeiro de 2016 - Fonte: Climatempo

No Espírito Santo, maior estado produtor de robusta e que enfrentou forte seca em 2015, o tempo mudou neste fim de semana e bons volumes foram registrados. De acordo com dados das estações automáticas do Inmet, até às 6 horas da manhã desta segunda-feira (4), foram acumulados: 30 mm em São Mateus, 32 mm em Alegre, 36 mm em Vitória e 61 mm em Santa Teresa.

Segundo a Climatempo, a frente fria que mudou o tempo no Espírito Santo começa a se deslocar hoje para o litoral da Bahia, mas áreas de instabilidade ainda espalham muitas nuvens sobre o estado. As precipitações mais fortes devem cair sobre a região norte.

» Frente fria muda o tempo no ES e traz maiores acumulados de chuvas

Vale lembrar que após anos difíceis para o cafeicultor brasileiro, os envolvidos de mercado acreditam que em 2016 o cenário deve ser diferente. O clima nos últimos meses tem beneficiado o desenvolvimento das lavouras para a próxima safra, que é de alta bienalidade para a maioria das regiões, os estoques mundiais estão baixos e o consumo só aumenta. Ainda assim, o cafeicultor deve ficar atento ao clima, pois é preciso a continuidade desse padrão climático nos próximos meses.

"Seguramente, caso tenhamos um volume de chuva normal em janeiro e fevereiro, o ano de 2016 deverá ser bom para o cafeicultor. A produção Mineira está se recuperando dos efeitos da seca dos anos anteriores, não podemos falar em aumento e sim em recuperação. O Cerrado Mineiro, por exemplo, teve uma quebra de safra de 20% neste ano, penso que estamos voltando para a normalidade a partir do próximo ano", explicou o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino em recente entrevista ao Notícias Agrícolas.

» Café: Com clima desfavorável, Brasil encerra 2015 com terceiro ano seguido de quebra na safra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário