Mercado do café no Brasil pode iniciar 2017 com déficit, mesmo com safra alta neste ano

Publicado em 17/03/2016 13:29

O Brasil tem atualmente os menores estoques da passagem da história. Mesmo com a chegada da nova safra, que promete ser mais alta em relação aos anos anteriores devido às condições climáticas mais favoráveis, esse cenário não deve apresentar melhoras e o mercado corre o risco de ter um déficit no próximo ano.

"Os estoques do Brasil tem caído bastante e apesar da boa produção, o Brasil também está consumindo muito, além da exportação. Mesmo se colhermos entre 50 e 52 milhões de sacas, eles chegaram a esta época no próximo ano extremamente pequenos e podem superar a demanda de longe", disse o presidente da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), Carlos Paulino, durante a Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), que vai até sexta-feira (18), em Guaxupé (MG).

Em 2015, o Brasil exportou volume recorde pelo segundo ano consecutivo, de acordo com dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O País embarcou 37,12 milhões de sacas do produto. Desse total, a quantidade de café verde foi de 33,41 milhões de sacas; de café solúvel, 3,38 milhões de sacas; e de torrado e moído, 33,31 mil sacas. Nos anos de 2013 e 2014 foram exportadas 32,01 e 36,73 milhões de sacas, respectivamente.

Já o consumo doméstico de café no ano passado foi de 20,5 milhões de sacas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, disse a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). A Instituição informou ainda que a demanda interna pelo grão pode crescer para 21 milhões de sacas em 2016.

A Cooxupé exportou volume recorde em 2015, com 4,6 milhões de sacas, enquanto em 2014 esse número foi de 3,9 milhões, o maior até então.

Em janeiro deste ano, o presidente do CNC (Conselho Nacional do Café), Silas Brasileiro, estimou que os estoques privados do Brasil chegassem a março entre 4 e 5 milhões de sacas de 60 kg. O número oficial dos estoques públicos e privados de café do Brasil neste ano serão divulgados no final deste mês pela Conab.

Femagri 2016

A Cooxupé promove entre os dias 16, 17 e 18 de março a 15ª edição da Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas). O evento conta com transmissão ao vivo do site Notícias Agrícolas.

Em um espaço de 107 mil m², a feira traz as principais empresas ligadas à produção de café. O tema desta edição será: "Tecnologia e Conhecimento ao alcance do cooperado".

A principal feira de negócios para o café espera receber 35 mil pessoas com faturamento recorde de R$ 150 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário