Produtividade do café arábica do Brasil surpreende positivamente, diz consultoria

Publicado em 11/08/2016 14:50

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - Com a colheita de café no Brasil tendo superado 80 por cento do total estimado, a produtividade da lavoura de grãos arábica está surpreendendo para melhor, afirmou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado em um comunicado.

Mas a consultoria não alterou sua projeção da safra 2016/17 do Brasil, estimada em 54,9 milhões de sacas de 60 kg, em meio a problemas de seca que afetaram anteriormente o rendimento agrícola dos cafezais do Espírito Santo, que cultiva grãos robusta (conilon) em sua maioria.

"A colheita do conilon já foi encerrada, resta apenas os trabalhos com arábica. E os resultados das lavouras de arábica têm melhorado, surpreendendo positivamente em termos de produtividade", afirmou a Safras, sem dar mais detalhes.

Não foi possível falar imediatamente com o analista de café da Safras, Gil Barabach.

Considerando a atual estimativa de safra e o percentual já colhido, os produtores brasileiros tinham colhido 44,26 milhões de sacas até o dia 10 de agosto.

Os trabalhos de colheita evoluíram cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, para 81 por cento, e estão adiantados em relação a igual período do ano passado, quando 79 por cento da safra havia sido colhida.

Na média dos últimos cinco anos, o índice de colheita para o período é de 83 por cento.

O Estado de Minas Gerais, o maior produtor brasileiro, já colheu 75 por cento da safra projetada em 30,9 milhões de sacas, ante 70 por cento no mesmo período do ano passado.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário