Café: Safras & Mercado estima colheita 2016/17 no Brasil em 86% até 16/08
A colheita de café da safra brasileira 2016/17 foi indicada em 86% até 16 de agosto. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 54,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 47,24 milhões de sacas até o dia 16. A colheita evoluiu 5 pontos percentuais em relação à semana anterior.
A colheita está adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 84% da colheita estava realizada. Na média dos últimos cinco anos, a colheita no período é de 88%.
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o aumento de umidade em parte do cinturão cafeeiro não prejudicou o andamento da colheita, que segue em ritmo acelerado nesse final de safra. “Já encerrada, a colheita da safra de conilon poder ser revisada mais uma vez para baixo, diante da indicação de uma quebra no Espírito Santo acima do esperado. Mas esse resultado ruim do conilon pode ser compensado, em parte, por uma performance do arábica ligeiramente melhor que o esperado. Números novos só depois do encerramento da colheita”, comenta Barabach.
A seguir, quadro detalhado com a estimativa de evolução da colheita da safra brasileira:

0 comentário
Café despenca nas bolsas com pressão cambial e avanço lento da comercialização no Brasil
Cooxupé impulsiona educação e formação cooperativista na cafeicultura
Projeto pioneiro usa gás natural na secagem de café e impulsiona inovação no Espírito Santo
Com foco em cafés especiais, produtora torna fazenda referência em consultoria técnica e educacional em MG
Café abre sexta-feira em queda nas bolsas com pressão sobre arábica e robusta
Café fecha em queda com pressão do dólar e avanço da colheita no Brasil