É de São Sebastião da Grama o melhor café de São Paulo

Publicado em 03/11/2016 10:26

A comissão organizadora do 15º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira divulgou nesta terça-feira a relação dos lotes finalistas, cujas notas são compostas pela pontuação obtida na avaliação técnica (80%) e no quesito sustentabilidade (20%).  São ao todo 10 finalistas, sendo quatro finalistas na categoria Café Natural, quatro na categoria Cereja Descascado, e dois na categoria Microlote (de apenas duas sacas, não importando a forma de preparo).

O campeão foi o microlote do produtor Clayton Mapelli Cerri, de São Sebastião da Grama, que obteve a nota máxima de 9,08 pontos. Aliás, dos 10 finalistas, seis são de Grama, município que, assim como Divinolândia, vem se destacando na excelência da produção de cafés no Estado de São Paulo.

Na edição deste ano, foram inscritos por cooperativas e associações de produtores 60 lotes, sendo 33 na categoria Natural; 17 em Cereja Descascado e 10 na categoria Microlote. Amostras de todos os lotes foram avaliadas por um Júri Técnico no dia 27, na Sala de Classificação e Degustação da Associação Comercial de Santos. A comissão julgadora foi integrada pelos profissionais Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca ( ABIC); Camila Arcanjo (Sindicafé – SP), Clovis Venâncio de Jesus (CeCafé), José Almeida Ferreira (ACS) e Laricia Domingues (ITAL).

Participam desta edição do concurso as cooperativas: AMSC - Alta Mogiana Specialty Coffees; APSL - Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Santa Luzia;    Associação Agropecuária de Barra Grande de Caconde; Associação dos Cafeicultores de Montanha Divinolândia; Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama; Associação dos Produtores Rurais de Dois Córregos; COOPINHAL - Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal; COPERJAU - Cooperativa Agrícola da Zona de Jahu; Sindicato Rural de Amparo e Sindicato Rural de Torrinha.

Leilão e premiação

Os 10 lotes finalistas poderão ser adquiridos por cafeterias, torrefações e pessoas jurídicas durante o leilão que começa nesta quinta-feira (3) e segue até a quarta-feira (9) da próxima semana. A ficha de participação está disponível no site www.sindicafesp.com.br e deverá ser preenchida e enviada, juntamente com o lance, para o e-mail [email protected]. O preço de abertura será de R$ 942,00 a saca (novecentos e quarenta e dois reais), valor 50% acima da cotação da BM&F de segunda-feira (31/10).

O resultado do leilão será divulgado dia 18 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Museu do Café, em Santos, quando será feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs (as que deram os maiores lances no leilão). Esses cafés serão industrializados e a partir de 16 de dezembro estarão disponíveis aos consumidores, em embalagens com selos numerados, que poderão adquiri-los em lojas gourmet ou via e-commerce.

O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café. 

15º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira

 

Entidade

Categ

Coloc

Produtor

Cidade

Nota final

Ass. Cafeic. Vale da Grama

ML

1

Clayton Mapelli Cerri

S S da Grama

9,08

Ass. Cafeic. Vale da Grama

N

2

Adonis Cerri

S S da Grama

8,97

Ass. Cafeic. Vale da Grama

CD

2

Homero Teixeira de Macedo Jr.

S S da Grama

8,97

Ass. Cafeic. Vale da Grama

CD

3

Lucia Maria da Silva Dias

S S da Grama

8,96

Cooopinhal-Coop. Cafec. Reg. Pinhal

CD

4

Laura Luiza Del Guerra Vergueiro

Esptº Stº Pinhal

8,93

Ass. Cafeic. Vale da Grama

N

5

Sebastião Cerri

S S da Grama

8,87

Ass. dos Prod. Cafés Espec. St. Luzia

N

6

Antonio Ragazzo

Esptº Stº do Pinhal

8,81

Ass. Agr. Barra Grande de Caconde 

ML

6

Juliana Aparecida Alvarez de Campos

Caconde

8,81

Asssoc. dos Cafeic. de Montanha de Divinolândia

N

7

Sérgio Luis Riccetto

Divinolândia

8,73

Ass. Cafeic. Vale da Grama

CD

8

Diogo Dias de Teixeira Macedo

S S da Grama

8,45

ML = Microlote / N = Café Natural /CD – Café Cereja Descascado

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Asscom ABIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário